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Concurso:
Prefeitura de Rubiataba - GO
Disciplina:
Redação Oficial
Analise as afirmativas seguintes sobre documentos oficiais:
I – O Requerimento pode apresentar uma estrutura simples, constituída, geralmente, por um único parágrafo, ou mais complexa que pode acrescentar outros documentos em anexo. Esta comunicação é estabelecida entre interlocutores, sendo que o emissor está sempre em posição superior ao receptor.
II – A Certidão é um gênero textual expedido por um órgão público ou autoridade competente, atestando a veracidade de certos fatos, registros ou informações. Possui valor legal, podendo ser utilizada como prova e/ou comprovação de diversas situações jurídicas, administrativas ou pessoais.
III – O Ofício é um documento com valor jurídico, utilizado na comunicação oficial entre órgãos públicos, empresas ou mesmo autoridades. Apresenta a seguinte estrutura: cabeçalho, numeração do ofício e ano, local e data, endereçamento, assunto, , vocativo, corpo do texto, fecho e assinatura.
IV – O Memorando é um texto utilizado em instituições públicas ou privadas. Pode ser interno – destinado a integrantes de um mesmo departamento; ou externo – entre departamentos de instituições diferentes.
V – A Declaração é um texto utilizado quando se quer comprovar algo. Pode ser elaborada em primeira do singular ou terceira pessoa do plural. Sua estrutura é fixa: apresenta um título centralizado, corpo do texto, local e data e assinatura.
VI – A Procuração é um texto técnico definido como um instrumento de mandato. Ela é utilizada quando uma pessoa concede poderes a outra, por um prazo determinado, para em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. São duas as partes presentes em uma procuração: o outorgante e o outorgado.
Marque a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
I – O Requerimento pode apresentar uma estrutura simples, constituída, geralmente, por um único parágrafo, ou mais complexa que pode acrescentar outros documentos em anexo. Esta comunicação é estabelecida entre interlocutores, sendo que o emissor está sempre em posição superior ao receptor.
II – A Certidão é um gênero textual expedido por um órgão público ou autoridade competente, atestando a veracidade de certos fatos, registros ou informações. Possui valor legal, podendo ser utilizada como prova e/ou comprovação de diversas situações jurídicas, administrativas ou pessoais.
III – O Ofício é um documento com valor jurídico, utilizado na comunicação oficial entre órgãos públicos, empresas ou mesmo autoridades. Apresenta a seguinte estrutura: cabeçalho, numeração do ofício e ano, local e data, endereçamento, assunto, , vocativo, corpo do texto, fecho e assinatura.
IV – O Memorando é um texto utilizado em instituições públicas ou privadas. Pode ser interno – destinado a integrantes de um mesmo departamento; ou externo – entre departamentos de instituições diferentes.
V – A Declaração é um texto utilizado quando se quer comprovar algo. Pode ser elaborada em primeira do singular ou terceira pessoa do plural. Sua estrutura é fixa: apresenta um título centralizado, corpo do texto, local e data e assinatura.
VI – A Procuração é um texto técnico definido como um instrumento de mandato. Ela é utilizada quando uma pessoa concede poderes a outra, por um prazo determinado, para em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. São duas as partes presentes em uma procuração: o outorgante e o outorgado.
Marque a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
Concurso:
Prefeitura de Palminópolis - GO
Disciplina:
Redação Oficial
Atualmente, a maioria das comunicações oficiais entre os órgãos é realizado por meio eletrônico. Leia as afirmações sobre esta forma de comunicação.
I - Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade e, por isso, permite utilizar a linguagem informal. II - O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem deve ser preenchido de forma clara e concisa, de modo a facilitar a organização das mensagens, tanto para o emitente quanto para o receptor. III - A mensagem que encaminha algum arquivo anexado deve conter indicações sobre básicas sobre seu conteúdo, de modo a facilitar a identificação pelo receptor.
Estão corretas:
I - Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade e, por isso, permite utilizar a linguagem informal. II - O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem deve ser preenchido de forma clara e concisa, de modo a facilitar a organização das mensagens, tanto para o emitente quanto para o receptor. III - A mensagem que encaminha algum arquivo anexado deve conter indicações sobre básicas sobre seu conteúdo, de modo a facilitar a identificação pelo receptor.
Estão corretas:
Concurso:
SEJUSP-MS
Disciplina:
Redação Oficial
Memo. nº ____
De: Diretoria da Divisão de Aperfeiçoamento
Para: Divisão de Seleção (DS)
Assunto: Desligamento de funcionário
Cumprindo determinação da Diretoria-Geral, comunicamos que foi desligado hoje, desta seção, o atendente Fulano de Tal, colocado, então, à disposição da DS. Em ___ de __________ de ___ (Assinatura)
Assinale a alternativa correta quanto à descrição do memorando apresentado.
De: Diretoria da Divisão de Aperfeiçoamento
Para: Divisão de Seleção (DS)
Assunto: Desligamento de funcionário
Cumprindo determinação da Diretoria-Geral, comunicamos que foi desligado hoje, desta seção, o atendente Fulano de Tal, colocado, então, à disposição da DS. Em ___ de __________ de ___ (Assinatura)
Assinale a alternativa correta quanto à descrição do memorando apresentado.
Concurso:
Prefeitura de Anajás - PA
Disciplina:
Redação Oficial
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Considerando o texto fornecido, qual gênero de Correspondência Oficial seria mais adequado para relatar os acontecimentos e denunciar as violações de direitos humanos ocorridas durante a repressão à Guerrilha do Araguaia para a entidade governamental Comissão Nacional da Verdade (CNV)?
Concurso:
Prefeitura de Carnaúba dos Dantas - RN
Disciplina:
Redação Oficial
Questão DESATUALIZADA
Um servidor público deseja elaborar um documento oficial para solicitar uma providência de outra unidade administrativa do mesmo órgão em que presta seus serviços. Para isso, deve se valer de um documento de circulação interna que possui como características a agilidade e a simplicidade. Considerando a finalidade indicada, o servidor deve elaborar um texto denominado de