Filtrar
62 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 13
Questões por página:
No campo educacional compreender o processo de planejar a organização do trabalho didático-pedagógico da escola requer fortalecer a concepção de planejamento de ensino à luz da perspectiva dialética resultante da interação efetiva entre a escola e o contexto social. Nessa perspectiva, o planejamento de ensino como tarefa docente reafirma-se como processo reflexivo, coletivo, integrado, flexível e contextualizado para além de seus elementos estruturantes e não como documento burocrático, obrigatório e formal.
Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2 /index.php/rec/article/view/45583. Acesso em: 4 jan.2024.(adaptado).
Considerando essa perspectiva sobre o planejamento de ensino, avalie as afirmações a seguir.
I. Deve ser entendido como um instrumento capaz de intervir em uma situação real para transformá-la.
II. Numa perspectiva crítica e transformadora fornecerá ao docente maior segurança para sua prática educativa no sentido de acolher as exigências, os problemas e desafios que ocorrem na sala de aula, na escola e na comunidade em geral.
III. Constitui uma forma de o professor ter seu trabalho valorizado e compartilhado, contribuindo para sua profissionalização docente.
IV. Como elemento estruturante, os objetivos são formulações que advém das intencionalidades.
V. É um recurso que contribui para a organização do trabalho pedagógico com a finalidade de orientar a prática docente de forma que a mesma não modifique sua condução.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Sobre o Planejamento Escolar, é INCORRETO:
Segundo Libâneo (1993), o plano de aula é um instrumento que sistematiza todos os conhecimentos, atividades e procedimentos que se pretende realizar em uma determinada aula, visando alcançar os objetivos propostos. Sobre o plano de aula e as etapas que o constituem, analise as assertivas e marque a CORRETA.
I – Justificativa: O motivo pelo qual irá se trabalhar determinado assunto.
II – Metodologia: A forma como irá ser trabalhado o assunto.
III – Objetivos Específicos: O que os alunos irão alcançar com esse assunto.
IV – Etapas previstas: Previsão do tempo, onde o professor poderá organizar tudo o que irá trabalhar em pequenas etapas.
V – Avaliação: Todo o material que o professor irá utilizar para fazer a avaliação.
Analise as informações a seguir:
I. O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. Das três modalidades de planejamento, articulados entre si, o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aulas, este último é o mais importante e o que deve ser produzido primeiramente. O plano de aula é um guia de orientação, pois nele são estabelecidas as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente. Sua função é orientar a prática partindo da exigência da própria prática.
II. O plano da escola é um documento mais global. Expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e, de outro, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos. Já o plano de ensino, ou plano de unidade, é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para o ano ou semestre. É um documento mais elaborado, dividido por unidades sequenciais, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológico.
III. É correto afirmar que o plano de aula é um detalhamento do plano de ensino. Nele, as unidades e subunidades que foram previstos em linhas gerais são agora especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. A preparação de aulas, conforme Libâneo (2013), é uma tarefa indispensável e, assim como o plano de ensino, deve resultar em um documento escrito que servirá não só para orientar ações do professor como também para possibilitar constantes revisões e aprimoramentos de ano para ano.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O planejamento é um processo de racionalização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. Os elementos do planejamento escolar, objetivos, conteúdos e métodos, estão recheados de implicações sociais, pois tudo o que acontece no meio pode escoar por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classes. Assim, o planejamento é uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações, pois se não pensarmos sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho, ficaremos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes na sociedade.
Il. A ação de planejar consiste no preenchimento de formulário para controle administrativo, mas também é secundariamente uma atividade consciente de previsão de ações docentes, baseadas em opções político-pedagógicas, tendo como referência permanente as situações didáticas concretas, ou seja, a problemática social, econômica, política e cultural que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais e a comunidade que interagem no processo de ensino. Vale destacar que o planejamento também se configura como um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.
Ill. Em relação ao planejamento de uma disciplina, é aconselhável elaborá-lo concomitantemente ao transcurso do ano letivo, devendo ser flexível, permitindo adaptações ao longo do processo, possibilitando a coparticipação dos alunos, ensejando organização sequencial de decisões. O planejamento de uma disciplina busca eficiência, precisa ser claro e exequível, é elemento de comunicação entre professor e coordenador, tal como entre professores e alunos, evita duplicação de programas e possibilita integração das disciplinas.
Marque a alternativa CORRETA: