Filtrar


Questões por página:

Sobre os fatores que marginalizam o ensino da pesquisa e da teoria no processo de formação profissional, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. Crise da universidade como contexto institucional no qual se realizam as tarefas de ensino, aprendizagem e pesquisa.

II. Ingerência crescente de instituições não acadêmicas, como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, os governos e fundações privadas na elaboração da agenda de pesquisas sociais e econômicas e no seu financiamento, especialmente no chamado Terceiro Mundo.

III. Prevalência do saber teórico-crítico fortalecido pelas pressões do mercado e de importantes fontes de financiamento por respostas imediatas, pragmáticas e não questionadoras.

IV. Estatização crescente da educação em todos os níveis.

Sobre as estratégias necessárias para superar os desafios no quotidiano profissional do Assistente Social, assinale a alternativa INCORRETA.

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.


O surgimento e desenvolvimento do _____________ como __________é resultado das demandas da sociedade capitalista e suas estratégias e mecanismos de opressão social e reprodução da ideologia dominante.

Sobre o Serviço Social como profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, é correto afirmar que

No exercício profissional, o assistente social deve ser capaz de exercer funções como coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos. Assim, deve absorver competências tais como competência teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Com base no significado dessas competências, analise as assertivas abaixo, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) A competência teórico-metodológica condiz com o conhecimento da realidade social, econômica e cultural, devendo o assistente social ter a capacidade de enxergar a dinâmica da sociedade e de apreender a sua essência.

( ) A competência ético-política condiz com posição neutra, uma vez que não é da alçada do assistente social se posicionar politicamente.

( ) A competência técnico-operativa condiz com o conhecimento, a apropriação do conjunto de habilidades técnicas, permitindo ao assistente social o desenvolvimento de ações profissionais junto aos usuários.