Filtrar


Questões por página:
O Assistente Social tem sido historicamente um dos agentes profissionais que implementam políticas sociais, especialmente políticas públicas. Ou, nos termos de Netto (1992 apud Iamamoto,1999), um executor terminal de políticas sociais, que atua na relação direta com a população usuária. Hoje, no entanto, o próprio mercado demanda, além de um trabalho na esfera da execução, a formulação de políticas públicas e a gestão de políticas sociais. Dessa forma, responder a tais requerimentos exige uma

As afirmativas abaixo evocam a discussão acerca do conceito de Família e sua relação com o Serviço Social. Analise-as tomando como referência a obra de Mioto (2010), no texto “Família, trabalho com famílias e Serviço Social”.

I. O trabalho com famílias esteve por um longo período relegado a um segundo plano pelo Serviço Social brasileiro.

II. Atualmente, dado o amadurecimento teórico e metodológico do Serviço Social brasileiro é impraticável a construção de um debate em torno do trabalho com famílias ancorado em premissas teórico-metodológicas da teoria social crítica.

III. No período de 1970 à 2000 a família alcançou o estatuto de objeto de estudo privilegiado no âmbito do Serviço Social brasileiro.

IV. Nos anos 1990 a questão da família vai ter grande visibilidade no Serviço Social brasileiro isso considerando-se a produção teórica da profissão no período.

Podemos concluir que:

Mioto (2009), no texto “Orientação e acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias”, descreve algumas das abordagens utilizadas pelo Serviço Social, dentre elas as denominadas “orientação” e “acompanhamento” (OP.CIT., p.2-3). Verifique as alternativas abaixo a fim de identificar quais possuem correspondência ao pensamento da autora no trecho citado.

I. A orientação e o acompanhamento são ações de natureza socioeducativa que, como os próprios nomes indicam, interferem diretamente na vida dos indivíduos, dos grupos e das famílias.

II. A orientação e o acompanhamento são abordagens que o Assistente Social não tem utilizado atualmente em decorrência das argumentações em contrário do conjunto CFESS/CRESS.

III. A orientação e o acompanhamento são determinadas pelo paradigma teórico-metodológico e ético-político dos profissionais que as realizam.

IV. A orientação e o acompanhamento não assumem objetivos diferenciados e formas particulares de desenvolvimento de acordo com as demandas e as necessidades advindas dos diferentes âmbitos em que transitam os assistentes sociais.

Estão corretas as afirmativas:

As ações socioeducativas com indivíduos, grupos e famílias empreendidas por Assistentes Sociais, para Mioto (2009, p.09), precisam assumir determinadas características, dentre as quais podemos destacar:

Acerca dos processos de planejamento e de intervenção profissional do assistente social, julgue o item subsequente.

O projeto profissional elaborado pelo assistente social é um instrumento importante para o trabalho com outros profissionais bem como para o balizamento do entendimento da profissão pela instituição empregadora.