Filtrar


Questões por página:
Na escala atômica, a transferência de energia na forma de calor pode ser representada como um processo no qual os movimentos térmicos vigorosos dos átomos do sistema empurram os átomos do sistema que se movem menos vigorosamente e transferem a ele uma parte de sua energia.
P. Atkins e L. Jones. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente.7.ª ed. Bookman Companhia,2018, p.654.
No contexto a que se refere o fragmento de texto anterior, a energia vibracional é
Uma célula eletrolítica com eletrodos inertes contém uma solução 0,01M de ácido sulfúrico. Durante 2,5h faz-se passar pela célula uma corrente contínua de 0,386 ampères. A quantidade de gás, em mol, produzida no anodo é de:

A decomposição por aquecimento de certa mistura contendo CaCO3, NaHCO3 e material inerte não volátil produz gases e 640g de resíduo seco. Sabendo-se que a quantidade de calor absorvida na decomposição é 298 kcal, a percentagem de material inerte presente na mistura inicial é de:

Dados:

-Na=23 // Ca=40.

-Calores de decomposição do:

a) CaCO3 = 44,0 kcal.

b) NaHCO3 = 15,5 kcal com formação de H2O(g).

Um grama do elemento radioativo “rádio” leva 5.040 anos para decair a 1/16g. Tendo como base tal informação, a meia vida do referido elemento radioativo, em anos, é de:

Em relação ao fenômeno da radioatividade, são feitas as seguintes afirmativas:

I Em 1939, os cientistas alemães Otto Hahn e Fritz Strassmann conseguiram obter a primeira fissão nuclear.

II Os átomos de urânio bombardeados por nêutrons se dividem produzindo átomo radioativos menores.

III Não é qualquer átomo de urânio que é fissionável, apenas o U-238 sofre esta ação.

IV Para que uma fissão nuclear ocorra em cadeia, é necessária uma massa mínima de elemento fissurável denominada massa crítica, sem o que uma parte dos nêutrons se perde.

Das afirmativas acima, estão corretas apenas: