Filtrar


Questões por página:
Um sistema coulométrico foi usado para a determinação de concentração hidrogeniônica (H+) de uma solução. Este consistia de duas meias-células, cada uma contendo um eletrodo de Pt e um eletrólito forte dissolvido, sendo as duas meias- -células conectadas por ponte salina de KNO3 . Ao se acionar o sistema, no eletrodo de trabalho se formou gás O2, e no contra-eletrodo, o gás H2 . Adicionou-se vermelho de bromofenol à meia-célula que continha o eletrodo de trabalho, que indicou, pela mudança de cor, o momento em que a amostra atingiu pH neutro. Nesse sistema, realizou-se uma análise de 100,00 mL de solução de pH 4,00, aplicando-se corrente constante de 50,0 mA. Considerando-se esse sistema, verifica-se que

Dado F = 96.500 C mol-1
Na soldagem por aluminotermia, representada na reação a seguir, a reação do alumínio com um óxido metálico produz óxido de alumínio, com liberação de calor e deposição de Fe.

8Al (s) + 3Fe3 O4(s) = 9Fe(s) + 4Al 2 O3(s) + CALOR


Considere 100,0 g de alumínio de soldagem com pureza de 81% e que a reação tem 75% de rendimento, por causa da troca de calor com o ambiente.
A quantidade de ferro, em gramas, formada nesse processo é, aproximadamente, de
O radioisótopo fósforo-32 é empregado como traçador radioativo para monitorar o crescimento de vegetais na área agrícola. Esse radioisótopo sofre decaimento com emissão de uma partícula beta. Nessa emissão, o átomo formado corresponde ao:
Conforme prevê a equação de Nernst, o potencial padrão de uma célula eletroquímica de trabalho pode variar devido à mudança de alguns parâmetros. Dessa maneira, mantendo os demais parâmetros sem alteração, o potencial elétrico de determinada célula eletroquímica irá:
A espontaneidade de uma reação química reversível, a temperatura e a pressão constantes podem ser expressas em termos da energia de Gibbs de reação. Assim, se a energia de Gibbs de reação é: