Filtrar


Questões por página:
A ferrugem é um processo de corrosão conhecido que implica impacto econômico significativo. Estima‐se que até 20% do ferro produzido anualmente nos Estados Unidos é usado para repor objetos de ferro descartados por causa de danos de ferrugem. Sendo:

Fe2+(aq) + 2e– → Fe(s) E0 red = –0,44V.

Zn2+(aq) + 2e– → Zn(s) E0 red = –0,76V.

O2(g) + 4H+ (aq) + 4e– → 2H2O(l) E0 red = 1,23V.

Acerca do exposto anteriormente, analise as afirmativas a seguir.

I. A redução de O2 necessita de H+, de forma que o aumento da concentração de H+ torna‐se a redução de O2 menos favorável.

II. O Fe2+ formado no anodo é eventualmente mais oxidado a Fe+3, que forma o óxido de ferro III hidratado.

III.O Fe2+ é mais facilmente reduzido que Zn2+.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)


Diferentes marcas de telefones celulares buscam ganhar novos clientes, anunciando que a bateria de seus aparelhos é mais eficiente que a dos concorrentes, por manterem o telefone celular ligado por mais tempo. Quando descarregada, a bateria do celular é conectada a uma rede elétrica para que sua carga seja restabelecida.

Esse processo é um exemplo de:

“Um relatório médico obtido com exclusividade pela redetelevisiva Al Jazeera aponta que foram encontrados níveis de polônio radiativo ao menos 18 vezes acima do normal nos restos mortais do líder palestino Yasser Arafat [...]. O isótopo de Polônio-210 não apresenta risco para a saúde humana se estiver fora do corpo. Caso ingerido ou inalado, mesmo em pequenas quantidades como 0,1 microgramas se tornam fatais”.

Fonte: <http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/11/1367608-relatorio-de-medico-suicos-aponta-morte-de-yasser-arafat-por-envenenamento.shtml>. Acesso em: 13.março.2014.


Elementos radiativos podem ser bem aplicados, tais como obtenção de imagens de radiografia, tratamento de doenças, análises de materiais, usinas termonucleares, entre outras aplicações. Dos elementos listados, assinale o elemento que não é radioativo:

mostrar texto associado

Com os problemas de natureza sanitária causados pela pandemia gerada pela Covid-19, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais tem realizado ações que visam orientar a população quanto ao uso do álcool em gel 70 ºINPM (grau INPM – Instituto Nacional de Pesos e Medidas) ou (70% p/p). O fato é que o álcool em gel se tornou um poderoso combatente no processo de higienização das mãos e proteção contra o novo coronavírus. Entretanto, não se deve nos esquecer de que, além de um eficiente desinfetante, o álcool é uma substância inflamável. Ele também tem sido a causa de muitos acidentes domésticos devido ao seu uso inadequado.

 

A equação a seguir representa a combustão de um mol de molécula do etanol:

 

CH3CH2OH + 3O2 → 2 CO2 + 3 H2O

ΔH° = - 1373kJ

 

O etanol é o tipo de álcool utilizado no álcool em gel. Se considerar apenas o álcool 70 ºINPM como constituinte do álcool em gel e que 460 g desse composto foram completamente queimados, qual a energia, em kJ, mais próxima liberada nesse processo?

As equações químicas a seguir representam o processo de síntese dos óxidos de bário e alumínio e suas respectivas entalpias de transformação.

2Ba(s) + O2 (g) → 2 BaO(s) ΔHº = –1.107 kJ

2Al(s) + 3/2O2 (g) → Al2 O3 (s) ΔHº = –1.676 kJ

O metal bário é produzido pela reação do metal alumínio com óxido de bário. A partir dessas informações, a variação da entalpia para a reação de produção do metal bário é igual a: