Filtrar


Questões por página:

“Gelo de fogo” escondido em permafrost é fonte de energia do futuro? Conhecido como "gelo que arde", o hidrato de metano consiste em cristais de gelo com gás preso em seu interior. Eles são formados a partir de uma combinação de temperaturas baixas e pressão elevada e são encontrados no limite das plataformas continentais, onde o leito marinho entra em súbito declive até chegar ao fundo do oceano. Acredita-se que as reservas dessa substância sejam gigantescas. A estimativa é de que haja mais energia armazenada em hidrato de metano do que na soma de todo petróleo, gás e carvão do mundo. Ao reduzir a pressão ou elevar a temperatura, a substância simplesmente se quebra em água e metano – muito metano. Um metro cúbico do composto libera cerca de 160 metros cúbicos de gás a pressão e temperatura ambiente, o que o torna uma fonte de energia altamente intensiva.

Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/04/140421_energia_metano_ms.shtml.

Acessado em 21/04/2014. Texto adaptado.

Dado: R = 8,2 x 10-5 m3 atm K-1 mol-1

Para armazenar todo o gás do interior de 1 m3 de “gelo de fogo” num cilindro de 1 m3 e a temperatura de 0°C, é necessária uma pressão (em atm) de

A pólvora negra, utilizada como propelente em armas de fogo, consiste numa mistura de enxofre, carvão vegetal e salitre. A reação que causa a propulsão e lançamento do projétil é descrita por:



Dados: M(g/mol): C = 12, S = 32; O = 16, N = 14, K = 39
Para formular uma mistura baseada na estequiometria da reação, a proporção em massa dos constituintes enxofre, carvão vegetal e salitre na mistura deve ser, respectivamente:

As teorias atômicas vêm se desenvolvendo ao longo da história. Até o início do século XIX, não se tinha um modelo claro da constituição da matéria. De lá até a atualidade, a ideia de como a matéria é constituída sofreu diversas modificações, como se pode observar no modelo atômico de Bohr, que manteve paradigmas conceituais sobre a constituição da matéria, mas também inseriu novos conceitos surgidos no início do século XX.
No modelo atômico de Bohr:
1. O elétron circula em órbita com raio definido.2. O elétron é descrito por uma função de onda.3. Para descrever o elétron num orbital são necessários 4 números quânticos.4. Toda a massa do átomo está concentrada no núcleo, que ocupa uma porção ínfima do espaço.
Entre as afirmativas acima, correspondem ao modelo atômico de Bohr:
A equação geral dos gases ideais é uma equação de estado que correlaciona pressão, temperatura, volume e quantidade de matéria, sendo uma boa aproximação ao comportamento da maioria dos gases.
Os exemplos descritos a seguir correspondem às observações realizadas para uma quantidade fixa de matéria de gás e variação de dois parâmetros. Numere as representações gráficas relacionando-as com as seguintes descrições.
1. Ao encher um balão com gás hélio ou oxigênio, o balão apresentará a mesma dimensão.2. Ao encher um pneu de bicicleta, é necessária uma pressão maior que a utilizada em pneu de carro.3. O cozimento de alimentos é mais rápido em maiores pressões.4. Uma bola de basquete cheia no verão provavelmente terá aparência de mais vazia no inverno, mesmo que não
tenha vazado ar.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta na numeração das representações gráficas.
“Vale suspende projeto de potássio Rio Colorado, na Argentina - Projeto voltado para mercado de fertilizantes está orçado em US$ 5,9 bi." (Notícia disponível em . Acessado em agosto / 2013)
A notícia publicada neste ano trata de um projeto de mineração de potássio. Sobre esse elemento, analise as afirmativas a seguir: 1. É um metal.2. Soluções salinas de seus haletos costumam ser levemente alcalinas.3. Na mineração, é extraído como substância simples de águas de lagos e rios.4. Sua principal aplicação é em fertilizantes, onde é o terceiro macronutriente da sigla NPK.
Assinale a alternativa correta.