Filtrar


Questões por página:
Para que possa ser consumida, sem apresentar riscos à saúde, ou seja, tornar-se potável, a água tem que ser tratada, limpa e descontaminada. Tratamento de água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. A Sanesul capta água dos rios e córregos por meio de bombas. Esta água é conduzida, através das adutoras de água bruta, até as estações de tratamento de água, também chamadas ETAs. Ali é transformada em água limpa, saudável.
Disponível em: <https://www.sanesul.ms.gov.br/importanciado-tratamento-de-agua >. Acesso em: 02 nov.2021.

O processo de purificação da água compreende etapas distintas, que são: a decantação, a coagulação/floculação, a filtração, a desinfecção e a fluoretação. Dentre as etapas descritas, podemos afirmar que as principais reações químicas que ocorrem no tratamento da água são
Em 1913, Niels Bohr, um físico dinamarquês, propôs um modelo atômico para o átomo de hidrogênio, baseado em postulados, procurando explicar a instabilidade do modelo de Rutherford. O modelo de Bohr foi baseado no estudo do espectro atômico do átomo de hidrogênio e foi o primeiro a considerar conceitos da física quântica para explicar a estrutura do átomo. De acordo com Bohr, o elétron gira ao redor do núcleo em órbitas (níveis de energia) circulares de raios definidos denominadas órbitas estacionárias. Cada órbita estacionária possui um valor determinado de energia. Nessas órbitas, o elétron pode se mover sem perder ou ganhar energia. Bohr demonstrou que a energia total do elétron em cada órbita era quantizada e determinada pela seguinte equação matemática:
Energia (órbita) = - A 1/n2

Com base na equação de Bohr, podemos afirmar que a frequência mínima aproximada que uma radiação eletromagnética deve ter para ser capaz de ionizar um átomo de hidrogênio é de
Dados:
A = 2,2 10–18 J n = nível de energia (1,2,3,4,5,6,7 ... ∞) h = 6,6 .10-34 J/Hz
mostrar texto associado
Até uns anos atrás, constavam, na tabela periódica, 103 elementos químicos. Entretanto, outros elementos foram descobertos e a ela adicionados. Com relação a esses novos elementos, assinale a afirmação verdadeira.
A combustão completa do pentano ocorre segundo a reação, representada pela seguinte equação química não balanceada:

C5H12(g) + O2(g) → CO2(g) + H2O(g)

Atente para as seguintes afirmações referentes às relações dos volumes dos reagentes consumidos e dos produtos obtidos.

I. A relação entre os volumes de C5H12(g) consumido e de CO2(g) obtido é de 2:5.
II. A relação entre os volumes de O2(g) consumido e de CO2(g) obtido é de 8:5.
III. A relação entre os volumes de C5H12(g) consumido e de H2O(g) obtido é de 1:6.

É correto o que se afirma em

A tabela periódica organiza os elementos químicos em uma ordem crescente de número atômico. As propriedades químicas e físicas dos elementos que variam periodicamente são chamadas de propriedades periódicas. Relacione corretamente essas propriedades periódicas com seus respectivos significados, numerando os parênteses de acordo com a seguinte indicação:

1. eletronegatividade; 2. energia de ionização; 3. afinidade eletrônica; 4. eletropositividade.

( ) Energia liberada quando um elétron adicional é acrescentado a um átomo no estado gasoso.
( ) Energia mínima necessária para remover um elétron de um átomo ou íon no estado gasoso.
( ) Tendência do átomo em doar elétrons durante as ligações químicas.
( ) Tendência que um átomo tem de atrair elétrons para si em uma ligação química em uma molécula isolada.

A sequência correta, de cima para baixo, é: