Filtrar


Questões por página:
Para que o Assistente Social possa desenvolver o seu trabalho numa esfera estatal, em suas diferentes instâncias de poder, na perspectiva de ampliação da esfera pública de direitos, em um difícil contexto que vem interpelando o Serviço Social frente às manifestações e expressões da questão social, resultantes das transformações do capitalismo contemporâneo, é necessário que o profissional tenha clareza dos elementos fundamentais deste cenário. Portanto os referidos elementos envolvem:
Transformações históricas de monta alteraram a face do capitalismo nos países centrais e, em particular, na América Latina. Na contratendência de um longo período de crise da economia mundial, o capitalismo avançou em sua vocação de internacionalizar a produção e os mercados, requerendo políticas de “ajustes estruturais” por parte dos Estados nacionais. Preconizadas pelos países imperiais por intermédio dos organismos multilaterais, essas políticas dão livre curso ao capital especulativo financeiro destituído de regulamentações e à lucratividade dos grandes conglomerados multinacionais. Um mundo internacionalizado requer um Estado dócil aos influxos neoliberais, mas ao mesmo tempo forte internamente - ao contrário do que é propalado pelo ideário neoliberal da minimização do Estado - para traduzir essas demandas em políticas nacionais e resistir à oposição e protestos de muitos, comprometendo a soberania das nações. Deste modo, podemos afirmar que:
Vivemos atualmente uma crise capitalista que trouxe grandes transformações no mundo do trabalho. Trata-se portanto, de uma aguda destrutividade, que no fundo é a expressão mais profunda da crise estrutural que assola a (des)socialização contemporânea. Assim, é CORRETO afirmar que essa destrutividade envolve:
A existência dos movimentos sociais e sua importância na luta de classes são frutos da própria contradição produzida pela sociedade capitalista, dado os antagonismos e as tensões vivenciadas entre as classes fundamentais. No âmbito da tradição marxista, as classes sociais são definidas
A questão social é constitutiva do desenvolvimento capitalista e sua supressão está condicionada à própria derrota do capitalismo. Nesse aspecto, vale ressaltar que diferentes estágios capitalistas produzem diferentes manifestações da questão social, o que irá demandar a criação de permanentes estratégias de enfrentamento pelos Assistentes Sociais no âmbito das políticas sociais. Sobre essas diferentes manifestações da questão social, podemos dizer que