Filtrar


Questões por página:
A questão social é indissociável da sociabilidade capitalista, sendo que pressupõe lutas políticas contra as desigualdades socialmente produzidas e suas expressões condensam múltiplas assimetrias que são mediadas pelas disparidades de classe, raça-etnia, gênero, sexualidade e território. Nesse sentido, o trabalho profissional no âmbito das políticas sociais se coloca enquanto estratégico para o enfrentamento a essas desigualdades, visto que
O processo de institucionalização do Serviço Social no Brasil se dá no contexto contraditório entre as classes sociais e como resposta do Estado burguês frente ao agudizamento da questão social. Esse período é marcado
Iamamoto (1999), ao tratar de ‘questão social e serviço social’ e, mais especificamente, do cenário em que se insere o Serviço Social, faz um detalhamento das ‘novas bases de produção da questão social, cujas múltiplas expressões são o objeto do trabalho cotidiano do assistente social’. A autora trata do renascimento das propostas neoliberais que, segundo ela, inicialmente, ocorre nos Estados Unidos, seguido da Inglaterra e ___________ – experiência pioneira na América Latina.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Ao analisar a crise estrutural do capital, Mészáros analisa a importância dos movimentos sociais radicais na conjuntura de crise. No entanto, o autor alerta que estes movimentos devem:
Se a partir década de 1930 há uma proposta de uma universidade crítica e atenta aos problemas nacionais, o golpe civil-militar de 1964 pode ser considerado a interrupção deste processo. Nesta conjuntura, as classes dominantes optaram pelo(a):