Filtrar


Questões por página:
Homem de 82 anos com história de hipertensão, fibrilação atrial (em apixabana), doença de Alzheimer leve e insuficiência cardíaca chega ao hospital por infecção urinária complicada. No 2º dia de internação, apresenta agitação, desorientação para tempo e local, alterações do sono e flutuações do nível de consciência — CAM (Confusion Assessment Method) positivo. A equipe relata que nas últimas 48 h ele recebeu tramadol PRN para dor e um benzodiazepínico oral para insônia. Exame: sem sinais locais de focalidade neurológica. Quais são as medidas prioritárias de manejo imediato e quais agentes farmacológicos devem ser evitados como rotina?
Ao exame, mulher de 55 anos, apresenta movimentos coreoatetósicos e prejuízo cognitivo significativo em dois domínios que comprometem a sua vida cotidianas.

O diagnóstico mais provável é de demência
Assinale a opção que apresenta um sintoma positivo da Doença de Lewy.
Homem de 71 anos apresenta-se na consulta desorientado no tempo e no espaço, com incapacidade de recordar três palavras que havia repetido corretamente há poucos minutos.

Sua esposa informa piora progressiva da memória recente ao longo do último ano, com prejuízos funcionais importantes nas atividades cotidianas.

O diagnóstico mais provável é
Idoso com 67 anos e sem antecedentes psiquiátricos passou a apresentar alucinações visuais ao longo dos últimos dois anos. Após uso de haloperidol, desenvolveu rigidez muscular progressiva, compatível com síndrome parkinsoniana e piora dos delírios e alucinações.

Considerando a inexistência de causas infecciosas, tumorais ou tóxicas, o diagnóstico mais compatível com o quadro clínico e a conduta apropriada são, respectivamente,