Filtrar


Questões por página:

Imagem associada para resolução da questão


Uma paciente de 67 anos de idade chega ao consultório psiquiátrico do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), acompanhada da filha, que afirma que a paciente está piorando dos sintomas evidenciados na figura apresentada. Ela afirma que a mãe tem esquizofrenia e toma medicação prescrita por psiquiatra desde os 30 anos de idade.

A respeito desse caso clínico, assinale a alternativa correta.

Paciente do sexo masculino,60 anos de idade, é levado à consulta ambulatorial devido a um quadro demarcado por mudanças em sua personalidade, comportamento hipersexualizado e hiperoralidade, além de apatia. Ao exame, as funções de aprendizagem, memória e sensopercepção encontram-se relativamente preservadas, e comportamento perseverante está presente. A esposa relata que tais alterações têm evoluído gradualmente ao longo do último ano.

A principal hipótese diagnóstica é:
A demência é uma síndrome caracterizada por múltiplos comprometimentos nas funções cognitivas, sem alteração da consciência. Pacientes deprimidos podem apresentar alterações cognitivas secundárias ao quadro de humor. A demência degenerativa primária possui como diagnóstico diferencial a pseudodemência depressiva. Um dos aspectos clínicos da demência degenerativa primária, que auxilia nessa diferenciação diagnóstica, é:
A demência é uma síndrome caracterizada por múltiplos comprometimentos nas funções cognitivas, sem alteração da consciência. Com o aumento da idade da população, a prevalência da demência tende a crescer muito, impondo desafios às habilidades diagnósticas, psicofarmacológicas e psicoterapêuticas do psiquiatra. Sobre as demências corticais versus subcorticais, assinale a afirmativa INCORRETA.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de demência potencialmente reversível.