Filtrar


Questões por página:
Considere-se as assertivas:

I.O autismo é compreendido hoje como um espectro de transtornos com ampla variedade de expressões, denominados transtornos do espectro autista (TEA), que incluem: transtorno autístico, síndrome de Asperger, transtornos invasivos ou globais do desenvolvimento não especificado, assim como dois transtornos raros: a síndrome de Rett e o transtorno desintegrativo da infância (American Psychiatric Association,2013).


ASSIM COMO


II. Seu diagnóstico é realizado a partir da apresentação comportamental da criança, ou seja, é um diagnóstico clínico.

PORQUE

III. Para efeitos de investigação, no TEA, não existem marcadores biológicos, exames laboratoriais ou de neuroimagem específicos que possibilitem o seu diagnóstico.


A respeito das assertivas acima, pode-se afirmar que:

Os novos critérios para o diagnóstico do TEA, trazidos pelo DSM-V (2013), estabelece algumas mudanças, EXCETO:
É importante saber reconhecer os sinais de alerta para o autismo que variam conforme a faixa etária. Assim, são sinais característicos dos seis meses de vida, EXCETO:
A transmissão de informações no sistema nervoso ocorre nas sinapses, pontos de comunicação entre neurônios. Sinais elétricos são transmitidos quimicamente pelas sinapses de um neurônio para o próximo, formando caminhos complexos por onde a informação se desloca. Os neurotransmissores são os mensageiros químicos que viajam através da sinapse, permitindo a comunicação entre os neurônios. Considerando os neurotransmissores selecionados envolvidos em transtornos psicológicos, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Acetilcolina.
(2) Serotonina.
(3) Norepinefrina.

( ) Doença de Alzheimer.
( ) Esquizofrenia.
( ) Transtornos relacionados à ansiedade (transtorno de pânico).
O Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI) é um distúrbio do desenvolvimento neurológico caracterizado por limitações significativas em habilidades mentais gerais, como raciocínio, resolução de problemas, planejamento, compreensão de ideias abstratas, relações sociais e atividades cotidianas, como autocuidado. Sobre o TDI, pode-se afirmar: