Filtrar


Questões por página:
Para identificar as necessidades de treinamento, segundo Felippe, é preciso utilizar ferramentas avançadas para que se defina o “x” da questão. Essa é a primeira fase ressaltada na norma NBR ISO 10015 que dispõe sobre:
A importância de adotar um modelo de gestão de pessoas de forma a atender às estratégias e aos planos de governo com foco no desenvolvimento contínuo deve estar pautada em instrumentos e ferramentas coerentes com a realidade contemporânea. Conforme mostram Sigollo e Soares, um instrumento de grande relevância é o(a):
Segundo Chiavenato (2014), o esforço contínuo para construir talentos com habilidades e conhecimentos necessários ao exercício dos cargos atuais ou para construir competências individuais é denominado:
Idalberto Chiavenato é um dos nomes mais influentes no Brasil e no mundo quando o assunto é administração e recursos humanos. Segundo o autor, as principais funções do desenvolvimento organizacional são priorizar as relações interpessoais, a confiança entre contratante e contratados e a resolução de conflitos e promover a descentralização do controle organizacional, sua implementação demanda um processo a ser seguido. Em sua biografia, ele escreve que são necessárias oito etapas para que um programa de desenvolvimento organizacional possa ser executado. Assinale a única alternativa que apresenta corretamente as etapas do desenvolvimento organizacional de acordo com os estudos de Chiavenato.

A estratégia da organização deve preceder à estratégia de pessoas e lhe servir de base. De acordo com Marconi (2005), a estratégia da organização tem início com uma discussão ampla sobre seu próprio papel nos próximos anos, diante das necessidades da sociedade, até com o levantamento da missão e dos objetivos, das macro atividades e das metas mais gerais, ou seja, o planejamento estratégico geral. Definindo o planejamento geral, ou seja, os caminhos organizacionais, Marconi (2005) sugere as etapas de um planejamento estratégico de pessoas para o setor público. São elas:


I - uma estratégia de capacitação que possibilite o aprimoramento constante da força de trabalho de forma tal que os novos servidores e os atuais possuam/ atinjam o perfil desejado;

II - uma estrutura de incentivos com remuneração, benefícios, prêmios pecuniários ou não, de tal forma que as mudanças salariais entre os níveis das carreiras não devem ser significativas;

III - uma estrutura de avaliação que possibilite verificar o desempenho, em grupo e individual identificar as potencialidades e não esteja associada à progressão do servidor;

IV - uma estratégia de realocação e redistribuição de servidores que possibilite o alcance do perfil e o quantitativo desejado para cada área organizacional;

V - uma estrutura de carreira (desenvolvimento profissional) que estimule o servidor a buscar sua capacitação e a melhorar seu desempenho.


Estão corretas: