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O desenvolvimento de estratégias de capacitação de pessoas frequentemente demanda a elaboração de um diagnóstico de necessidades de treinamento (DNT), o qual envolve a análise das variáveis correspondentes ao nível

A tabela apresenta as quatro etapas que, segundo Chiavenato (2008), devem compor um processo de treinamento e dificuldades apresentadas por um servidor público.


Etapas do Treinamento

I. Transmissão de Informação

II. Desenvolvimento de Habilidades

III. Desenvolvimento de Atitudes

IV. Desenvolvimento de Conceitos


Dificuldades apesentadas por um servidor público

( ) É frequentemente grosseiro no atendimento ao público.

( ) Não conhece a política de progressão funcional do município.

( ) Precisa aprender a usar o sistema do MEC para preencher os indicadores de educação.

( ) Não consegue relacionar os impactos na comunidade com a política municipal de saúde.


Se associarmos cada etapa de treinamento à dificuldade que ela deveria ter sanado, obtemos, de cima para baixo, a sequência

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), é equivalente a um Plano Estratégico em qualquer outra organização. A sua execução pode e deve ser efetivada por meio de projetos. Um exemplo prático, em tempos de estratégia de crescimento das IFES, é um projeto de implantação de um novo curso de graduação. Dadas as afirmativas quanto às características de projetos, I. É um empreendimento não repetitivo. II. O produto de um projeto é único (singular). III. Sua abrangência e escopo são bem definidos. verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas,
I. As especializações oferecidas por uma universidade são consideradas teoricamente como desenvolvimento de pessoal.
II. Os cursos de atualização ofertados por uma universidade são considerados teoricamente como treinamento.
III. As ações de treinamento e de desenvolvimento de pessoal podem ajudar no desenvolvimento organizacional com foco na mudança de comportamento.
verifica-se que está(ão) correta(s)
A síntese dos componentes principais dos sistemas de gestão de pessoas envolvem os sistemas de ingresso; desenvolvimento e valorização. As práticas típicas dos sistemas de desenvolvimento são