Filtrar


Questões por página:
Em recente estudo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base em metodologia específica e analisando a distribuição, no espaço nacional, de variáveis relacionadas à gestão pública e à gestão privada, definiu os centros de gestão do território brasileiro. A tabela a seguir representa uma síntese dos resultados obtidos, com a classificação dos municípios por níveis de centralidade.

Brasil: distribuição dos municípios por níveis de centralidade,2014.



(Fonte: IBGE,2014. Disponível:<ftp://geoftp.ibge.gov.br/redes_e_fluxos_do_territorio/gestao_do_territorio/gestao_do_territorio_2014.pdf> . Acesso em 17 set.2015)

Considerando os conhecimentos de geografia urbana e sabendo que no nível 1 de centralidade de gestão encontram-se São Paulo e Brasília; no 2, Rio de Janeiro; e no 3, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza, assinale a alternativa correta.
Sobre a evolução das cidades e das redes urbanas no Brasil, a partir da década de 1970, assinale a alternativa correta.
O processo de urbanização brasileira está ligado de modo inseparável da industrialização. A intensificação desse processo resultou em sérios problemas sociais urbanos no Brasil. Nesse contexto é correto afirmar que
Os grandes projetos foram responsáveis, em grande parte, por uma nova lógica de ocupação do território paraense nas últimas décadas. Dentre eles, destaca-se o (a)
As cidades sempre desempenharam importante papel na configuração territorial de um país. A respeito dessa importância, relacionada ao processo mais recente de urbanização do espaço brasileiro, considera-se que