Filtrar


Questões por página:
Atente ao excerto a seguir: “Vários agentes, políticos, econômicos e sociais, interferem direta ou indiretamente na produção, apropriação e uso do solo urbano, contribuindo para o aumento da segregação socioespacial em Fortaleza. [...] Os municípios metropolitanos apresentaram, também, nos últimos decênios, um intenso crescimento demográfico e, com a extensão do tecido urbano de Fortaleza, tornaram-se como bairros seus."

Souza, Maria Salete de. Segregação socioespacial em Fortaleza. Litoral e sertão, natureza e sociedade no Nordeste brasileiro. Expressão gráfica. Fortaleza,2006. p.149.

Analise as seguintes afirmações sobre a cidade de Fortaleza e sua região metropolitana.

I. O tecido urbano da cidade de Fortaleza mostra com clareza que há uma forte discrepância dos equipamentos urbanos entre os bairros Aldeota e Barroso.

II. Graças às políticas estaduais e municipais de habitação, o número de favelas e áreas de risco tem diminuído severamente em Fortaleza e na região metropolitana nos últimos dez anos.

III. Os movimentos migratório campo-cidade, no Ceará, intensificaram-se a partir dos anos 1950, em virtude do declínio de alguns setores econômicos, agravados pela incidência das secas.

É INCORRETO o que se afirma em
As cidades podem ser classificadas de acordo com sua área de influência. As metrópoles podem ser regionais, nacionais ou globais. Atente às afirmações abaixo sobre as metrópoles brasileiras.

I. As metrópoles nacionais têm área de influência de âmbito regional, sendo mencionadas como destino para um conjunto de atividades.

II. Rio de Janeiro e São Paulo são metrópoles nacionais, pois abrigam sedes de grandes empresas nacionais, filiais de empresas transnacionais e sedes de grandes bancos.

III. Belém e Manaus são exemplos de metrópoles regionais. Sua área de influência abrange as regiões onde estão localizadas e os municípios dessas regiões dependem, de alguma forma, dos serviços centralizados nessas metrópoles.

Está correto o que se afirma em
O Brasil é um país de grandes dimensões e de grande diversidade cultural que ainda apresenta grandes desigualdades urbanas regionais. Atente ao que se diz sobre o processo de urbanização no Brasil.

I. Alguns dos primeiros centros urbanos do Brasil surgiram no século XVI, ao longo do litoral, em razão da produção do açúcar.

II. No século XIX, a produção de café foi um dos mais importantes eventos no processo de urbanização do Brasil.

III. A maioria das grandes metrópoles brasileiras não apresenta grandes problemas sociais e ambientais.

Está correto o que se afirma apenas em

Analise este mapa da Região Metropolitana de Belo Horizonte e sua legenda.

Imagem associada para resolução da questão

É INCORRETO afirmar que esse mapa:

O Brasil, hoje, possui uma taxa de população urbana maior que 80%, com valores semelhantes à de países desenvolvidos. O processo de urbanização brasileiro tornou-se mais significativo entre as décadas de 40 e 70, sendo resultado de dois grandes fatores.

É CORRETO afirmar que os grandes fatores responsáveis pela urbanização brasileira ao longo do século XX são: