Filtrar


Questões por página:
A metropolização é um processo urbano caracterizado pela expansão e fortalecimento das cidades metropolitanas, ou seja, grandes centros urbanos que exercem forte influência econômica, política, social e cultural sobre as áreas ao seu redor. Esse fenômeno está relacionado ao crescimento populacional, à concentração de atividades econômicas, de serviços especializados, de infraestrutura e à centralização do poder de decisão nessas cidades. Assinale a alternativa CORRETA em relação ao fenômeno de metropolização das cidades do país.

Foto 1: Apartamento de Luxo Financiado no Banco de sua Preferência


Imagem associada para resolução da questão


Situada no Centro de Arraial do Cabo, esta propriedade oferece ao morador acesso conveniente a espaços de lazer, tranquilidade e atividades físicas. Está repleta de comodidades para aumentar a qualidade de vida e a segurança.



Foto 2: Morro da Coca-Cola


Imagem associada para resolução da questão


Casas construídas no alto do Morro da Coca-Cola em Arraial do Cabo, sem nenhuma fiscalização e infraestrutura. Em alguns trechos do Morro é possível encontrar chiqueiros e galinheiros, muito lixo e materiais que podem contaminar o meio ambiente e trazer doenças para moradores.



As imagens acima caracterizam processos de organização espacial diferenciados entre as duas áreas urbanas de Arraial do Cabo denominados, respectivamente:

Segundo Roberto Lobato Corrêa, a relação entre campo e cidade deve ser compreendida não como uma oposição rígida entre dois espaços distintos, mas como uma interdependência dinâmica, em que ambos se influenciam mutuamente dentro de um sistema socioespacial mais amplo. Com base nessa perspectiva, podemos afirmar que:
Segundo Roberto Lobato Corrêa, em sua obra O espaço urbano, a cidade é o palco de múltiplas dinâmicas sociais e espaciais que se expressam na configuração do território urbano. A segregação socioespacial é uma dessas dinâmicas, resultando da lógica seletiva de localização das atividades urbanas e das populações. Com base nessa perspectiva, é uma afirmativa verdadeira:
O processo de urbanização das cidades é um tópico central para a Geografia e é fundamental para entendermos as dinâmicas, padrões sociais e espaciais de nossa sociedade. Vários geógrafos têm se debruçado sobre o tema, entre eles Roberto Lobato Corrêa que define o espaço urbano de uma grande cidade capitalista, em um primeiro momento de sua apreensão, como o conjunto de diferentes usos da terra justapostos entre si. Tais usos definem áreas, como centro da cidade, local de concentração de atividades comerciais, de serviços e de gestão, áreas industriais, áreas residenciais distintas em termos de forma e conteúdo social, áreas de lazer e áreas reservadas para uma futura expansão. Este complexo conjunto de usos da terra é, em realidade, a organização espacial da cidade ou, simplesmente, o espaço urbano. Para o autor, o espaço urbano seria um espaço: