Filtrar


Questões por página:
As ilhas de calor são consideradas microclimas urbanos formadas pela aglomeração de construções nas grandes cidades, que ocasiona a retenção de calor quando comparada com o ambiente de regiões periféricas, como cidades menores e zonas rurais.
A afirmativa está
O crescimento rápido da população e a consequente concentração urbana trazem uma série de implicações socioambientais. A urbanização, isto é, a concentração de pessoas na cidade é um processo dual, haja vista que, ao mesmo tempo em que gera crescimento econômico para alguns provoca a expansão da miséria. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A migração de pessoas para a cidade traz, ao longo dos anos, melhoria de alguns indicadores sociais como a expectativa de vida, e acesso ao saneamento básico entre outros. ( ) Antes da urbanização, ou seja, quando a maior parte da população estava na zona rural, havia graves problemas sociais. A taxa de mortalidade infantil era elevada, a expectativa de vida era alta, o analfabetismo era predominante. ( ) As favelas surgem no espaço urbano como alternativa para o problema da moradia. Como não há habitação para todos, a solução é ocupar o espaço de outro para construir um lar. ( ) Outra forma de moradia ilegal na cidade que reflete o problema da habitação é o cortiço. Esse tipo de moradia trata de invasão de prédios desocupados ou em construção por famílias que vivem em conjunto.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Do ponto de vista de localização dentro das cidades, um fator muito recorrente, como em São Paulo e Rio de Janeiro, é a segregação socioespacial, conhecida também pelo termo

O pico mais alto do Ceará é o da Serra Branca (1.154m de altitude) localizado em Catunda (antes era Monsenhor Tabosa). Já o mais conhecido, o Pico Alto e com um pouco menos de altitude (1.115m) e durante muito tempo, o maior do Ceará, é o mais conhecido. s em Guaramiranga, recebe milhares de visitantes anualmente.


No que se refere à urbanização mundial – além dos questionamentos descritos no texto – podemos colocar como desafios e questões pertinentes, atualmente nas cidades:

No Brasil, com o aumento populacional das cidades, multiplica-se a necessidade de novas habitações, o que leva ao loteamento das chácaras, dos sítios e das fazendas em seu entorno. Assim, o espaço entre as diversas cidades é ocupado com habitações, indústrias, pavimentação entre outros, gerando a unificação da área urbana horizontal de duas ou mais cidades. O conceito que está implícito nesse trecho é