Questões de Concurso
Filtrar
215 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 43
Questões por página:
O rápido crescimento das cidades e o amplo deslocamento das pessoas da área rural para a zona urbana são ações que causam sérios problemas para o meio ambiente. São consequências ambientais da urbanização brasileira acelerada, EXCETO:
O processo de urbanização do território goiano está ligado à volatilidade dos processos de povoamento do território, fato que promoveu uma urbanização inicial imprecisa e pontual, se configurando, desde seus períodos, com a mesma imprecisão da ordem socioeconômica a que estava ligada.
SANTOS, Jéssica Nayara Dias Reis; SILVA, Fernando Carlos Alves da. Análise das fases de urbanização do território goiano: uma resposta à atual configuração urbana de Goiás. Revista OKARA: Geografia em debate, v.10, n.1,2016, p.97.
Os séculos XVIII e XIX são marcados pelos seguintes fatores de produção territorial e urbanização no estado de Goiás:
I. A relação com São Gonçalo é marcada por uma intensa interdependência econômica e populacional, uma vez que muitos moradores de São Gonçalo trabalham ou estudam em Niterói.
II. A relação com Itaboraí é marcada pelo fluxo de trabalhadores e pela expansão da mancha urbana, uma vez que muitos moradores de Niterói procuram serviços de maior complexidade em Itaboraí.
III. A relação com o Rio de Janeiro é direta e constante, marcada pelo fluxo diário de milhares de pessoas e pela cooperação entre os municípios em áreas como segurança, cultura, transporte.
Está correto o que se afirma em
Observe o quadro a seguir sobre a evolução sociodemográfica de Niterói entre os anos 1970 e 2010.

Fonte: https://www.niteroi.rj.gov.br/pmus
Com base nos dados relativos à população e à ocupação urbana, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) O território de ocupação urbana de Niterói mais do que dobrou de 1970 a 1990, em função de uma série de fatores, entre os quais a inauguração da Ponte Rio-Niterói (1974), que gerou aquecimento da economia local e dinamização urbana, com intensificação da produção imobiliária nas áreas centrais e bairros litorâneos consolidados da Zona Sul.
( ) De 1990 a 2010 a densidade urbana decaiu constantemente, o que significa que o espraiamento urbano cresceu proporcionalmente mais rápido do que o ritmo de crescimento demográfico, fazendo com que a infraestrutura urbana esteja mais disponível e seja mais barata para a população.
( ) De 1970 a 2010, enquanto as zonas tradicionais, onde localizava-se grande parte dos empregos, como a região norte e Praias da Baía tiveram pouco adensamento urbano, as Regiões de Pendotiba e Oceânica foram ocupadas por extensas áreas urbanizadas com baixa ocupação, pouca oferta de empregos, consumindo grande parte de área verde do município.
A sequência correta, segundo a ordem apresentada, é: