Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada

    (18/11/2008) Pelo segundo ano consecutivo, o Distrito Federal ocupa a oitava posição na economia brasileira e continua com a maior renda per capita do país. Os dados referentes ao ano de 2006 foram divulgados nesta sexta-feira pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
    O PIB-DF passou de R$ 80.517 bilhões em 2005 para R$ 89.630 bilhões em 2006. O crescimento da economia local foi de 5,4%, 72,8% maior do que o brasileiro (3,97%) e quase duas vezes mais que o do Centro-Oeste (2,83%). Nesse ranking, o DF ocupa a 8ª posição no País. O DF é responsável por 3,78% do PIB brasileiro e 43,43% de toda a riqueza produzida pelo Centro-Oeste.

Internet: http://www.codeplan.df.gov.br. Acesso em 10/2/2009.

Acesso em 10/2/2009. Tomando o texto acima como referência e refletindo a respeito dos aspectos econômicos do Distrito Federal, assinale a alternativa correta.

As Regiões Integradas de Desenvolvimento (RIDES) surgem como uma resposta às possibilidades de transformação social preconizadas pela Constituição de 1988, apontando para um modelo no qual o Estado deixa de ser o provedor absoluto de bens e serviços públicos e responsável único pela promoção do desenvolvimento econômico e social e passa a adotar estratégias de descentralização, de forma que novos atores e arranjos institucionais e territoriais começam a participar do processo de desenho e implementação de políticas públicas. A respeito da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF), é correto afirmar que
mostrar texto associado

Com mais de 80% de sua população vivendo em cidades, o Brasil contemporâneo demanda políticas públicas para enfrentar problemas que cada vez mais se identificam com a realidade urbana, a exemplo da deficiência em habitação, saneamento, saúde e educação.

mostrar texto associado

Passa de três dezenas o número de regiões metropolitanas brasileiras, nas quais se concentram mais de um terço dos domicílios urbanos e cerca de 30% da população. Estudos mostram que nas grandes cidades o número de habitantes tende a reduzir-se ou estagnar, ao tempo em que o inchaço populacional se transfere para as cidades conurbadas ao redor.

mostrar texto associado

A urbanização do Brasil liga-se, em larga medida, ao forte movimento migratório que, especialmente a partir dos anos 50 do século passado, transferiu para as cidades milhões de pessoas que se viram impelidas a abandonar o campo.