Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

No que se refere ao emprego dos sinais de pontuação no Texto 1, analise as afirmativas abaixo.

I. No trecho: “Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas.” (2º parágrafo), os dois-pontos foram empregados para introduzir uma citação literal.

II. No trecho: “Estarão as pessoas esquecendo de estar presentes no momento, saindo do seu foco, ao ver a vida através de uma tela?” (2º parágrafo), o ponto de interrogação revela que o autor dirige-se diretamente ao leitor, dialogando com ele.

III. No trecho: “O apresentador Conan O'Brien, por exemplo, reclamou que ele não pode mais nem ver o rosto das pessoas quando se apresenta. „Tudo que vejo é um mar de iPads‟, ele disse. Algumas celebridades estão proibindo celulares pessoais durante os seus casamentos.” (6º parágrafo), as aspas foram empregadas no segmento destacado para delimitar um trecho em discurso direto.

IV. No trecho: “Assim que uma tela iluminada aparece, os olhares se voltam a ela e o palestrante se torna uma voz vazia.” (7º parágrafo), a vírgula foi empregada para isolar itens em uma enumeração.

Está(ão) CORRETA(S):

mostrar texto associado
A descrição, quanto ao emprego dos sinais de pontuação, está em conformidade com os preceitos das regras de escrita no seguinte enunciado:
mostrar texto associado
não há desvio, em relação ao uso dos sinais de pontuação, no seguinte fragmento de texto:
mostrar texto associado

No que concerne às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CG1A1BBB, julgue o próximo item.

As aspas foram empregadas em ‘barato’ (l.8) e em ‘As carnes se dissolvem na urina’ (l.18 e 19) por motivos distintos.

mostrar texto associado
As frases abaixo encontram-se entre aspas porque reproduzem a fala dos recrutas. Caso a repórter optasse pelo discurso indireto, deveria utilizar, na nova redação, pronomes na: "Não posso só ficar esperando a Segurança Pública fazer algo por mim. Eu vou fazer a minha parte”, diz George Einsenstein”, um dos alunos do início desta reportagem. “Estou realizandomeu grande sonho”, vibraCarla Batista...”