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De acordo com o texto, palavras oriundas de línguas indígenas ingressaram no vocabulário da língua portuguesa falada no Brasil. Considerando a língua portuguesa como referência, pode-se dizer que, na época desse ingresso, tais palavras eram consideradas:
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No Texto 1, percebe-se o uso de uma linguagem mais informal, próxima da língua falada e de acordo com a situação de comunicação retratada. Analise as quatro assertivas a seguir sobre o uso da variante linguística utilizada no texto em análise.

I Em “Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas (...)” (linhas 1-2), a imprecisão referente à data é própria da linguagem informal.

II Em “Perguntaram-me se o ladrão estava armado (...)” (linha 13), a ênclise é própria da modalidade oral informal.

III Em “O tiro fez um estrago danado no cara!” (linha 24), “danado” é uma gíria muito comum e, nesse contexto, significa “enorme”.

IV Em “(...) e a turma dos direitos humanos, que não perderiam isso por nada neste mundo” (linhas 27-29), há uma problema de concordância, recorrente na variante informal da língua portuguesa.

É verdadeiro o que está contido somente em

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Considerando as “variações linguísticas, ” o texto evidencia com predominância que o autor
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Considerando as escolhas linguísticas feitas pelo autor, pode-se dizer que:
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). O ensino de Língua Portuguesa que se pauta no ensino de definições e regras de gramática normativa considera: I. a variedade padrão, que, embora seja uma entre as muitas variedades linguísticas, é a privilegiada no ensino e atua como norma. II. que o trabalho com a variação linguística não consiste em privilegiar uma variante em detrimento de outra, mas em superar os estigmas que se criam. III. o ensino prescritivo, preocupado em marcar o “certo” e o “errado”, sem valorizar os aspectos textuais e discursivos.