Filtrar


Questões por página:
Variações linguísticas são as diferentes manifestações da língua decorrentes de fatores de natureza social, histórica, regional ou situacional. Em relação a esse assunto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) Variação diacrônica (do grego dia + kronos = ao longo de, através de + tempo): as diversas manifestações de uma língua através dos tempos. ( ) Variação diatópica: modos de falar que correspondem a códigos de comportamento de determinados grupos sociais. ( ) Variação diafásica: variação relacionada a diferente situação de comunicação. Em função do contexto, um falante varia o seu registo de língua, adaptando-o às circunstâncias. ( ) Variação diastrática: variação relacionada a fatores geográficos (pronúncia diferente, acepções de um termo diferentes de região para região, expressões ou construções frásicas próprias de uma região).

Analise as afirmativas a seguir:


I. Algumas palavras na Língua Portuguesa possuem a escrita ou pronúncia idênticas, mas carregam significados distintos. Esse é o caso de “censo” e “senso”.

II. Chama-se artigo definido ou simplesmente artigo (o, a, os, as) o termo que se antepõe a um substantivo, com reduzido valor semântico demonstrativo e com função precípua de adjunto desse substantivo.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:
I. A concordância verbal foi devidamente respeitada no exemplo a seguir: “Tanto a norma-padrão como as normas cultas urbanas atua entre os indivíduos”. II. Do ponto de vista sociocultural, a língua padrão seria uma variante tida como aceitável pelos membros de uma sociedade, em situações de uso mais formal. Neste caso, outras variantes não teriam a mesma aceitação.
Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'Brasil dividido em dois' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Ao utilizar uma sequência de verbos no infinitivo no trecho “Com um celular em mãos podemos opinar, criticar, apontar defeitos, divulgar notícias”, a autora lança mão de um recurso linguístico chamado de metonímia, ou seja, ela procura reforçar seus argumentos a partir da enumeração dos fatos ou de uma lista de ações.
II. No trecho “O cenário político se reduziu a uma dualidade de opiniões”, a autora utiliza uma linguagem formal para exprimir uma ideia de dualidade no debate sobre todos os temas pertinentes à vida dos Brasileiros. No texto, essa ideia precede uma proposição para a equalização dos dilemas descritos no texto.
III. A profunda autocrítica que os brasileiros têm feito nos últimos anos contribuiu extensamente para a ampliação da percepção dos eleitores sobre as falhas dos sistemas político e jurídico do nosso país, afirma a autora no texto.

Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
A linguagem utilizada no texto I pode ser classificada como: