Filtrar


Questões por página:
Segundo a Organização Mundial da Saúde, doenças de origem alimentar são definidas como infecciosas ou tóxicas, causadas pela ingestão de alimentos contaminados, de ordem microbiológica, física ou química. As toxinfecções ocorrem por:
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) representam uma importante ferramenta da qualidade e do alcance dos níveis adequados de segurança dos alimentos. O processo geral de higienização compreende quatro etapas: pré-lavagem, lavagem, enxágue e sanitização. Para garantir a qualidade no processo de lavagem, é necessário:
O Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – (APPCC) – identifica perigos específicos e medidas preventivas para seu controle, objetivando a segurança do alimento, a garantia da qualidade e a integridade econômica. A Análise de Risco consiste na avaliação sistemática de:
Para fins de conformidade à Instrução Normativa ANVISA n.° 162, de 1º de julho de 2022, o termo molusco é usado para espécies como:
A vigilância epidemiológica tem como propósito fornecer orientações técnicas permanentes aos responsáveis e execução de ações de controle de doenças e agravos. Os dados e as informações que alimentam o Sistema de Vigilância Epidemiológica são de suma importância para a tomada de ações de controle. Os dados de morbidade podem ser obtidos mediante o/a: