Filtrar


Questões por página:

Aline,8 anos, costumava frequentar a casa de seu vizinho, a quem dava o tratamento de avô. O homem de 59 anos dava dinheiro e presentes à menina e a fotografava em poses sensuais com pouca ou nenhuma roupa. Quando a mãe de Aline descobriu o que acontecia, procurou a Delegacia de Polícia para lavrar um Boletim de Ocorrência.


Considerando a situação descrita e a garantia de direitos de Aline:

A contribuição da Psicologia ao estudo da violência contra a criança enfatiza o relacionamento familiar. Tomada como o lugar onde a violência eclode, a família abusiva começa a ser estudada do ponto de vista de sua dinâmica interna e externa.”


O modelo ecológico analisa a violência contra a criança como

A conselheira tutelar Marina acompanhou por um ano a dinâmica familiar da pequena Giovana, de 2 anos. Diante do agravamento dos maus tratos infligidos à criança, Marina representou ao Ministério Público para que eventual ação de perda ou suspensão do poder familiar (DPF) fosse proposta.


Sobre o caso apresentado, consoante os preceitos contidos no ECA, assinale a afirmativa correta.

A violência contra a pessoa idosa ocorre, na sua grande maioria, no contexto familiar, praticada por um membro de sua família. Sobre os fatores de risco que favorecem a ocorrência de violência contra pessoas idosas, avalie as situações listadas a seguir, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A autonomia do idoso para as atividades da vida diária.

( ) A deterioração das capacidades cognitivas do idoso.

( ) O estresse do cuidador do idoso.

( ) A participação do idoso em atividades comunitárias.

( ) A dependência financeira do idoso.


Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

As conseqüências da violência são variadas e dependem: da idade da pessoa agredida e da que agride; do tipo de relação entre eles; da personalidade da vítima; da duração e freqüência da agressão; do tipo e da gravidade do ato; da relação do ambiente. Nos casos de violência na infância e na adolescência, surgem conseqüências a curto e longo prazos, segundo vários pesquisadores citados por Duarte e Arboleda (1997, p.78-103) em “O fim da violência familiar: Teoria e Prática”. Assinale a alternativa tratada pelo autor como uma conseqüência a curto prazo.