Filtrar


Questões por página:
Atualmente, o inimigo número um da saúde pública é o da gripe aviária, os cientistas identificam como H5N1. São presentes entre as aves silvestres ninguém sabe desde quando, essa enfermidade atinge nosso mundo. O surto da doença aconteceu em Hong Kong em 1997 devido à forma de criação de aves na metrópole chinesa em um esquema de alta rotatividade e sem higiene adequada durante o abate. Essa doença pode atingir não só as aves, como também seres humanos. Ela é causada por um microrganismo:
O controle de população microbiana envolve processos que destroem, inibem ou removem os microrganismos. Entre eles podemos destacar os agentes físicos e químicos, resultando na redução a um número aceitável ou na eliminação deles. Para que a ação ocorra, os agentes de controle devem agir nas estruturas desses microrganismos onde irão provocar sua morte ou redução. Assinale a opção que indique agentes físicos e químicos de controle microbiano respectivamente:
A classificação de bactérias de importância Médica se dá através de inúmeros critérios, como a natureza da parede celular, capacidade de formar esporos, entre outros (LEVINSON,2010). Sobre esta temática, analise os itens abaixo:

I- As espiroquetas são bactérias que não possuem parede celular.

II- Os micoplamas tem como principal característica a apresentação de paredes celulares espessas e rígidas.

III- Um dos critérios de classificação de bactérias atualmente utilizados é através da sequência de bases do DNA genômico.

Analisadas as afirmativas, assinale a alternativa CORRETA:
A coloração de Gram recebeu este nome em homenagem a seu descobridor, o médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram. Em 1884, Gram observou que as bactérias adquiriram cores diferentes, quando tratadas com diferentes corantes. Isso permitiu classificá-las em dois grupos distintos: as que ficavam roxas, que foram chamadas de gram-positivas, e as que ficavam vermelhas, chamadas de gram-negativas. A coloração Gram:

“O Ministério da Saúde informa que não se confirma como peste bubônica o caso no município de São Gonçalo (RJ), pois não atende à definição de caso suspeito, ou seja, o quadro clínico apresentado pela paciente não se enquadra na definição de casos suspeitos para peste bubônica.”

(https://www.metropoles.com/saude/saiba-o-que-e-pestebubonica-paciente-com-doenca-e-confirmada-no-rio)

O agente causador da peste bubônica é classificado no taxon: