Filtrar


Questões por página:
Os testes bioquímicos são utilizados amplamente para a diferenciação de diversos gêneros de bactérias. A diferenciação entre bactérias do gênero Staphylococcus e Streptococcus pode ser observada com a utilização do teste de:
As bactérias do gênero Vibrio, comumente isoladas de pescados de ambientes marinhos, são de grande interesse sanitário, devido ao grande potencial de risco de morte. As espécies de Vibrio identificadas como cholera, vulnificus, parahaemolyticus e mimicus têm como característica a positividade no teste bioquímico conhecido como:

A detecção de bactérias resistentes a antibióticos triplicou durante a pandemia. Segundo o Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), ao longo da emergência sanitária causada pelo SARS-Cov-2, foi observado um aumento na disseminação das chamadas ‘superbactérias’, devido ao aumento do uso de antibióticos nos hospitais.


Esse aumento no número de bactérias resistentes pode ser explicado porque

Os chamados medicamentos biológicos são produzidos, em sua maior parte, por meio da tecnologia do DNA recombinante. Essa tecnologia modifica geneticamente uma célula, que passa a produzir uma proteína de interesse farmacológico. A modificação ocorre por meio da inserção de trechos de DNA de um outro organismo na molécula de DNA da célula. Para tal, são utilizadas enzimas que “cortam” a molécula de DNA em trechos específicos.


As enzimas em questão são as

Os principais microrganismos responsáveis por infecções do trato urinário em pessoas atendidas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Macapá, no período de 2009 a 2012, foram: Escherichia coli, Staphylococcus sp., Acinetobacter baumanii e Candida albicans.

Entre os organismos citados,