Filtrar


Questões por página:

O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi instituído por meio da Portaria nº 729, de 13 de maio de 2005, cujo objetivo é reduzir e controlar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade e puérperas no pós-parto imediato (antes da alta hospitalar). Acerca deste programa julgue as afirmativas abaixo;


I- A deficiência de vitamina A ocorre em todas as regiões do Brasil, com maior prevalência em idosos e crianças, especialmente nos segmentos mais pobres.

II- A deficiência de vitamina A está comprovadamente relacionada ao surgimento de manifestações oculares e ao comprometimento do sistema imunológico.

III- A ação de suplementação com vitamina A em crianças de seis meses a cinco anos reduz as taxas de mortalidade infantil, sendo o maior impacto obtido nas mortes relacionadas à diarreia e ao sarampo.

IV- No pós-parto imediato todas as puérperas necessitam de suplementação para repor as reservas corporais e dispor de quantidades suficientes de vitamina A no leite materno.


Estão corretas as afirmativas:

A importância da vitamina D na saúde do ser humano tem sido descrita no presente século. Leia atentamente as afirmativas abaixo sobre a vitamina D e assinale a alternativa correta.

I. O ergocalciferol (vitamina D2) é formado a partir do ergosterol, pró-vitamina encontrada nos alimentos de origem vegetal.

II. O calciferol (vitamina D3) é sintetizado pelo próprio organismo a partir do 7- desidro-colesterol.

III. A forma 25- (OH) D3 sofre hidroxilação no rim formando o calcitriol, a forma biologicamente ativa da vitamina D.

IV. A vitamina D associada ao paratormônio regula os níveis séricos de cálcio.

V. A vitamina D regula a secreção de insulina pelas células β-pancreáticas.

Considere as vitaminas abaixo e suas principais doenças decorrentes de suas carências:


Vitaminas

I. Niacina

II. Vitamina D

III. Vitamina C

IV. Vitamina B1

V. Vitamina K


Doenças decorrentes de suas carências

( ) Beribéri

( ) Doença Hemorrágica

( ) Osteomalácia

( ) Escorbuto

( ) Pelagra


A correta correlação das vitaminas e suas principais doenças decorrentes de suas carências, de cima para baixo, é:

O exame físico deve ser direcionado aos sinais mais comuns referentes às deficiências específicas de nutrientes. O sangramento da gengiva e a estomatite angular, observados em crianças são sinais de deficiência dos nutrientes, respectivamente: