Filtrar


Questões por página:

________________ relaciona-se às variações de frequência, intensidade e duração, que, durante o discurso, vão conferindo sentido ao que está sendo dito. Inclui parâmetros como: entonação, ênfase/proeminência e velocidade de fala.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.

Atribua (V) para verdadeiro e (F) para falso nas afirmativas a seguir sobre Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT).



( ) Refere-se a qualquer forma de desvio vocal relacionado à atividade profissional que diminua, comprometa ou impeça a atuação ou a comunicação do trabalhador, podendo ou não haver alteração orgânica da laringe.


( ) O desenvolvimento do DVRT é multicausal e está associado a diversos fatores, de forma isolada ou em conjunto, direta ou indiretamente, os quais podem desencadear ou agravar o quadro de alteração vocal do trabalhador.


( ) O DVRT pode ter diversas repercussões na atividade profissional: impacto vocal, que gera limitações na expressão vocal, impacto emocional, causado por estresse e ansiedade, e impacto socioeconômico, que coloca em risco a carreira e a sobrevivência do trabalhador

O sistema de ressonância vocal consiste em um conjunto de elementos do aparelho fonador que se relacionam entre si moldando e projetando o som no espaço. Envolve a amplificação da intensidade de sons de determinadas frequências da voz e o amortecimento de outras. Em qual tipo de ressonância há uso excessivo da laringe, o que reflete em uma emissão tensa, com foco de ressonância baixo e sem projeção adequada?
A disfonia orgânico-funcional é caracterizada por alterações na voz causadas por uma interação entre fatores orgânicos e funcionais, afetando a mecânica vocal. Esse tipo de disfonia pode envolver lesões nas estruturas da laringe e também desequilíbrios no funcionamento da musculatura laríngea, impactando a qualidade da voz.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a disfonia orgânico-funcional:
A disfonia funcional é um distúrbio vocal que não envolve lesões orgânicas nas estruturas da laringe, sendo geralmente associada ao uso inadequado da voz ou a fatores psicossociais. O tratamento desse tipo de disfonia envolve a reabilitação vocal, com foco na prevenção de novos episódios e na melhoria da qualidade vocal.

Assinale a alternativa CORRETA sobre a disfonia funcional: