Filtrar


Questões por página:
A escala japonesa GRBAS, amplamente divulgada por Hirano (1981), é usada internacionalmente por ser um método simples de avaliação da disfonia. Com relação à sigla GRBAS, classifique como verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmações a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:


( ) G: Grau global da disfonia. ( ) R: Presença ou não de rouquidão, justificase por irregularidade vibratória da mucosa das pregas vocais durante a fonação. ( ) B: Tensão (do inglês breathiness), associada ao esforço vocal por aumento da adução glótica. ( ) A: Astenia, correlacionada a hipofunção das pregas vocais e pouca energia na emissão. ( ) S: Soprosidade, corresponde à presença de ruído de fundo, audível e cujo correlato fisiológico mais frequente é a presença de fenda glótica.
(Concurso Milagres/2018) Qual das alternativas NÃO é disfonia psicogênica?
(Concurso Milagres/2018) Uma cânula de traqueostomia em um paciente submetido à traqueostomia, influencia os mecanismos de proteção de via aérea, trazendo assim desvantagens ao paciente. Marque a opção falsa.
Sobre a Fonoaudiologia na saúde do trabalhador, analise as assertivas abaixo: I. Em 2018, com a Resolução nº 603, é atualizada a composição da equipe mínima dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), porém destaca-se que o fonoaudiólogo se manteve como um profissional não obrigatório, apesar de alguns trabalhadores serem expostos a níveis de ruído elevados em ambiente laboral.
II. A área da audição é a que se mostra mais consolidada na fonoaudiologia do trabalho, seja pelos inúmeros estudos na área ao longo dos anos, seja pelas legislações que regulamentam a exposição ocupacional e limites de tolerância para o ruído e, ainda, pela necessidade de notificação da Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR), segundo previsto pela lista de DRT.
III. A área da voz cada vez mais se insere nas questões relacionadas ao trabalho e obtém conquistas, como o protocolo de notificação de Distúrbios de Voz Relacionados ao Trabalho (DVRT). Quais estão corretas?
As laringectomias parciais que afetam prioritariamente as funções vocais e de deglutição, provocando queixas relacionadas à disfonia e disfagia, são: