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Concurso:
SEAD-AP
Disciplina:
Fonoaudiologia
Com relação à intervenção fonoaudiológica nos distúrbios vocais decorrentes da fissura palatina, analise as afirmativas a seguir:
I. Além do esforço respiratório e laríngeo para compensar a perda de pressão oral e a perda de intensidade vocal, pode haver um esforço laríngeo decorrente da presença do distúrbio articulatório compensatório (DAC). II. Em indivíduos com disfunção velofaríngea, o uso das regiões glótica e supraglótica como ponto articulatório compensatório é mais frequente do que o que a avaliação perceptivo-auditiva supõe. III. O sintoma vocal primário e mais frequente, nessa população, é o tom vocal anormal seguido da diminuição da intensidade vocal e o secundário é a rouquidão.
Está correto o que se afirma em
I. Além do esforço respiratório e laríngeo para compensar a perda de pressão oral e a perda de intensidade vocal, pode haver um esforço laríngeo decorrente da presença do distúrbio articulatório compensatório (DAC). II. Em indivíduos com disfunção velofaríngea, o uso das regiões glótica e supraglótica como ponto articulatório compensatório é mais frequente do que o que a avaliação perceptivo-auditiva supõe. III. O sintoma vocal primário e mais frequente, nessa população, é o tom vocal anormal seguido da diminuição da intensidade vocal e o secundário é a rouquidão.
Está correto o que se afirma em
Concurso:
SEAD-AP
Disciplina:
Fonoaudiologia
Para compreensão de grande parte dos exercícios fonoaudiológicos dirigidos aos pacientes disfônicos, é importante saber claramente, entre outros aspectos, o papel dos músculos intrínsecos da laringe.
Os músculos que atuam, durante a respiração, promovendo a abertura das pregas vocais e que, na fonação, reduzem sua atividade para entrar simultaneamente a ação dos músculos adutores são os
Os músculos que atuam, durante a respiração, promovendo a abertura das pregas vocais e que, na fonação, reduzem sua atividade para entrar simultaneamente a ação dos músculos adutores são os
Concurso:
SEAD-AP
Disciplina:
Fonoaudiologia
Relacione as ações de um programa de saúde vocal do trabalhador com suas respectivas características.
1. Avaliação vocal admissional 2. Avaliação vocal periódica 3. Avaliação na seleção
( ) A melhor forma de aplicação é agregar esse procedimento aos exames médicos anuais. ( ) Por meio de entrevista e dinâmica de grupo avalia-se a competência comunicativa do candidato. ( ) Não difere da avaliação clínica do profissional da voz, a não ser pelo parecer final que visa subsidiar o médico do trabalho para que ele emita o atestado de saúde ocupacional..
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
1. Avaliação vocal admissional 2. Avaliação vocal periódica 3. Avaliação na seleção
( ) A melhor forma de aplicação é agregar esse procedimento aos exames médicos anuais. ( ) Por meio de entrevista e dinâmica de grupo avalia-se a competência comunicativa do candidato. ( ) Não difere da avaliação clínica do profissional da voz, a não ser pelo parecer final que visa subsidiar o médico do trabalho para que ele emita o atestado de saúde ocupacional..
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Concurso:
SEAD-AP
Disciplina:
Fonoaudiologia
Com relação aos tipos de voz mais encontrados na prática clínica infantil, assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.
( ) A voz rugosa caracteriza-se por excesso de tensão e esforço fonatório, costuma ter o pitch mais elevado, sendo comum a quebra de frequência e evidência de esforço com tensão facial.
( ) A voz tensa apresenta características de aspereza e rouquidão, pode ter predomínio de pitch grave ou agudo, com maior ou menor grau de desconforto.
( ) A voz soprosa apresenta excesso de ar, o loudness costuma estar rebaixado, pois há escape de ar entre as pregas vocais durante a fonação.
As afirmativas são, respectivamente,
Concurso:
Prefeitura de Marechal Deodoro - AL
Disciplina:
Fonoaudiologia
O controle respiratório e a fonação realizada com apoio têm-se mostrado eficientes para a reabilitação vocal. Nesse entendimento, assinale o que faz parte da avaliação vocal.