Filtrar


Questões por página:
A disartrofonia espástica ocorre devido a uma lesão bilateral dos tratos corticoespinais que inervam os músculos da fala. São características dela:

I. Voz tensa-estrangulada com pitch variável, podendo ser grave (quando há mais massa vibrante) ou aguda (quando há maior tensão).
II. Podem ocorrer quebras de sonoridade e ressonância laringo-faríngea.


Está CORRETO o que se afirma:
Assinale a alternativa que apresenta a representação do expoente de Lyapunov.
Na terapia vocal há diferentes abordagens que incluem técnicas que comungam com princípios ou bases comuns, conforme mencionado por Behlau, desde 2002. Assinale a alternativa que relaciona adequadamente a técnica e o respectivo resultado esperado com sua aplicação.
Para analisar e concluir um caso de disfonia, a história e o comportamento vocal possuem igual importância, sendo que uma complementa a outra. Logo, realizar uma boa anamnese é essencial, principalmente quando se encontra diante de demandas relacionadas à voz profisisonal. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os principais dados de saúde geral em uma anamnese com enfoque à voz profissional.
Os registros vocais basal, modal e elevado descrevem diferentes faixas de frequência e técnicas de produção vocal. Assinalar a alternativa que associa CORRETAMENTE cada registro vocal com sua descrição.