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As fendas glóticas são alterações posturais das pregas vocais que fazem parte das inadaptações miodinâmicas da laringe, mas que também podem ser resultado de uma lesão orgânica. Caracterizadas por um fechamento glótico imperfeito, as fendas podem variar quanto ao tamanho e configuração, de acordo com a qualidade vocal, frequência e intensidade da emissão. Analise as afirmativas a seguir.
I. As fendas triangulares médio-posteriores decorrem de um estado de concentração excessiva da musculatura intrínseca da laringe (hipocinesia), e podem estar associadas à presença de nódulos que aparecem como uma resposta à concentração de energia na região do terço médio das pregas vocais.
II. As fendas duplas são triangulares médio-posteriores com lesão da mucosa, onde, por efeito da massa, aparece a abertura na região anterior das pregas vocais, e respondem bem a tratamento fonoterápico, quando se inicia a reabsorção da lesão de massa.
III. Nas fendas fusiformes anteroposteriores, observa-se um fuso ao longo de toda a glote, sem região de contato efetivo, que basicamente decorrem de alterações estruturais, porém quase sempre se encontram associadas à hiperconstrição do vestíbulo, como uma tentativa reflexa de corrigir a abertura.
IV. Nas fendas paralelas, observa-se que a borda livre das pregas vocais não apresenta um traçado com limite nítido, constante e uniforme, e essas fendas podem ser encontradas em quadros de inadaptação fônica, podendo aparecer associadas a diferenças de tamanho nas pregas vocais, embora sejam mais comuns em quadros orgânicos.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
Cantar pode parecer algo natural, no entanto, contar com acompanhamento fonoaudiológico ao longo da carreira faz a diferença. De acordo com essa afirmação e baseado na terapia fonoaudiológica para profissionais da voz, analise as assertivas abaixo:

I - Além de evitar enfraquecimento e perda parcial ou total da voz, o trabalho desenvolvido pelo fonoaudiólogo auxilia na produção da voz com menos esforço, maior resistência e qualidade.
II - Uma das estratégias da terapia de voz, nesse caso, pode ser exercícios de respiração e controle vocal, além de trabalho para favorecer o conhecimento da fisiologia vocal.
III - No caso da terapia realizada para o canto, treinar a capacidade pulmonar pode contribuir para a projeção vocal, porém os trabalhos de condicionamento e resistência vocal não causam efeitos positivos.
IV - Com o objetivo de ampliar a gama de possibilidades vocais, podem-se trabalhar, na terapia vocal, a estética vocal e os efeitos e padrões de emissão.

É CORRETO apenas o que se afirma em:
A escala japonesa GRBAS, amplamente divulgada por Hirano (1981), é usada internacionalmente por ser um método simples de avaliação da disfonia. Com relação à sigla GRBAS, classifique como verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmações a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:


( ) G: Grau global da disfonia. ( ) R: Presença ou não de rouquidão, justificase por irregularidade vibratória da mucosa das pregas vocais durante a fonação. ( ) B: Tensão (do inglês breathiness), associada ao esforço vocal por aumento da adução glótica. ( ) A: Astenia, correlacionada a hipofunção das pregas vocais e pouca energia na emissão. ( ) S: Soprosidade, corresponde à presença de ruído de fundo, audível e cujo correlato fisiológico mais frequente é a presença de fenda glótica.
(Concurso Milagres/2018) Qual das alternativas NÃO é disfonia psicogênica?
(Concurso Milagres/2018) Uma cânula de traqueostomia em um paciente submetido à traqueostomia, influencia os mecanismos de proteção de via aérea, trazendo assim desvantagens ao paciente. Marque a opção falsa.