Filtrar


Questões por página:
Convencionalmente, propõe-se que os componentes que intervêm na produção dos sons denominam-se fonoarticulatórios, responsáveis, por exemplo, pela criação de energia aerodinâmica necessária para fazer vibrar as pregas vocais por meio de mecanismos:
O crescimento intersticial do tecido muscular esquelético facial acontece por meio de dois fenômenos:
Os sons são produzidos nas pregas vocais e percorrem o trato vocal (faringe, cavidade oral e nasal) antes de se projetarem para o ambiente. Esses sons passam por um conjunto de modificações e combinações. O fenômeno descrito como “a amplificação do som produzido pela laringe, sendo responsável pelas características estéticas de uma voz, embelezando-a ou não, tornando-a agradável e projetando num ambiente de modo mais ou menos adequado” (Behlau et al,2004, p.34) denomina-se:
O fonoaudiólogo é o profissional que realiza a avaliação do perfil vocal, o que inclui uma série de testes. Dentre esses, um em especial é realizado por meio de instrumentos analógicos ou digitais, com o auxílio do computador, oferecendo uma análise mais objetiva da voz. Nesse caso, estamos falando da avaliação:
A Técnica do bocejo-suspiro durante a terapia vocal proporciona: