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Em um processo de planejamento estratégico,
o diagnóstico estratégico externo tem por finalidade identificar os indicadores de tendências, avaliar o ambiente de negócios e a evolução setorial, analisar a concorrência e avaliar os grupos estratégicos, constituindo-se, dessa forma, na maneira como a organização analisa as forças competitivas.
um sistema de valor pode ser entendido como um conjunto de cadeias de valor que inclui os fornecedores da organização, os fornecedores dos fornecedores, os vários elos da cadeia de distribuição, parceiros e subcontratados e, assim, o sucesso do sistema de valores somente será atingido a partir da soma dos pontos ótimos de cada uma das cadeias de valor.
o diagnóstico da organização corresponde à avaliação dos riscos externos bem como das oportunidades de mercado no seu segmento de atuação, constituindo-se, dessa forma, em um processo de identificação de vantagem competitiva.
a análise ambiental constitui o conjunto de todos os fatores externos que tenham alguma influência sobre a organização e é composta de duas dimensões: o macroambiente, em que estão todas as organizações envolvidas direta ou indiretamente na atividade da organização em estudo, e o microambiente, constituído por todas as características da organização em estudo.
a análise sobre o grau de superposição de mercados-alvo é utilizada quando organizações pertencentes a um mesmo grupo estratégico oferecem produtos, serviços ou marcas distintas a partir da diferenciação.