Concurso:
                BRDE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Administração Financeira e Orçamentária                    
                  
                  
                
              
            
      Nas últimas décadas,  a  administração pública brasileira tem  experimentado mudanças no processo de  gestão. Uma impactante contribuição nessa  mudança foi a do Plano Plurianual (PPA),  conhecido como Avança Brasil,  o qual tinha em  seu cerne um modelo de gestão por resultados,   baseado em programas de governo. Aliado à Lei  de Responsabilidade Fiscal (LRF),  o PPA  introduziu melhorias no ciclo de gestão do setor  público brasileiro. Mais recentemente,  com o  Decreto nº 5.482/2005,  o Governo Federal  avançou em passos largos rumo à Governança  Eletrônica,  lançando mão do conceito de  “Transparência" para o Poder Executivo Federal.  Com isso,  seus órgãos passaram a ter que  cumprir a determinação de registrar seus gastos  da forma mais explícita,  transparente e  adequada às metas e ações estabelecidas pela  Lei Orçamentária Anual (LOA). Essa evolução do  processo orçamentário tem sido essencial ao  amadurecimento de princípios básicos à gestão  pública. Transparência,  eficiência,  eficácia e  efetividade são conceitos que devem permeá-la  para que possa funcionar cada vez melhor. Com  base no texto,  relacione abaixo cada etapa que  compõe o Ciclo Orçamentário,  na Coluna 1,  ao  seu respectivo conceito,  na Coluna 2.
Coluna 1
1. Elaboração da Proposta Orçamentária.
2. Aprovação Legislativa.
3. Programação e Execução Orçamentária.
4. Controle e Avaliação.
Coluna 2
( ) Consiste na análise da eficácia e da eficiência dos rumos seguidos. Proporciona elementos de juízo aos responsáveis pela gestão, permitindo adoção de medidas para consecução dos objetivos, assegurando melhorias na correta aplicação dos recursos, conforme aprovações previstas nas leis orçamentárias.
( ) Consiste na efetiva arrecadação das receitas e na realização das despesas que foram autorizadas na Lei Orçamentária Anual (LOA).
( ) Etapa na qual o executivo encaminha a proposta ao Congresso Nacional para apreciação e avaliação, que, após recebê-la, põe em debate entre os parlamentares, podendo decorrer na proposição de emendas. Posteriormente, essa proposta recebe o voto do relator, a redação final e a proposição em plenário.
( ) No âmbito do Governo Federal, esta etapa é construída por meio do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal, composto pelos órgãos setoriais (Ministérios) e pelo órgão central (Ministério do Planejamento). É de competência do Poder Executivo, que deve todo ano elaborar e encaminhar ao Poder Legislativo segundo os prazos estabelecidos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Coluna 1
1. Elaboração da Proposta Orçamentária.
2. Aprovação Legislativa.
3. Programação e Execução Orçamentária.
4. Controle e Avaliação.
Coluna 2
( ) Consiste na análise da eficácia e da eficiência dos rumos seguidos. Proporciona elementos de juízo aos responsáveis pela gestão, permitindo adoção de medidas para consecução dos objetivos, assegurando melhorias na correta aplicação dos recursos, conforme aprovações previstas nas leis orçamentárias.
( ) Consiste na efetiva arrecadação das receitas e na realização das despesas que foram autorizadas na Lei Orçamentária Anual (LOA).
( ) Etapa na qual o executivo encaminha a proposta ao Congresso Nacional para apreciação e avaliação, que, após recebê-la, põe em debate entre os parlamentares, podendo decorrer na proposição de emendas. Posteriormente, essa proposta recebe o voto do relator, a redação final e a proposição em plenário.
( ) No âmbito do Governo Federal, esta etapa é construída por meio do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal, composto pelos órgãos setoriais (Ministérios) e pelo órgão central (Ministério do Planejamento). É de competência do Poder Executivo, que deve todo ano elaborar e encaminhar ao Poder Legislativo segundo os prazos estabelecidos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: