Há um mito de que não é possível desenvolver o empreendedorismo; deve-se nascer empreendedor. Isso não é verdadeiro. Considerando que existem várias circunstâncias que dão origem a um empreendimento e ao surgimento do empreendedor, analise as afirmativas a seguir.
I. O empreendedor nato é a personalização integral do empreendedor que, normalmente, desde cedo, por motivos próprios ou influências familiares, demonstra traços de personalidades comuns do empreendedor.
II. O funcionário da empresa, podendo possuir características de empreendedor, sente, ao longo da carreira, um desequilíbrio e uma falta de reconhecimento entre suas contribuições e recompensas ou, então, uma falta de interesse em suas ideias ou interferência da burocracia da empresa. Frustrado em suas necessidades de realização pessoal, em algum momento de sua carreira decide partir para um negócio próprio.
III. Excelentes técnicos com características de empreendedor dispõem do conhecimento, de know-how, sobre algum produto ou serviço e, possuidor de experiência no ramo, decide iniciar um negócio.
IV. A opção ao desemprego é uma modalidade de empreendimento arriscada que, por questões circunstanciais, finda por ser adotada.
V. Os vendedores, usualmente, entusiasmados pela dinâmica de suas funções cotidianas, como conhecem o mercado e têm experiência no ramo, iniciam negócio próprio em indústria, comércio ou serviços.
Está correto o que se afirma em