A didática é a ciência que estuda os princípios, os métodos e as técnicas do ensino. Seus fundamentos incluem a compreensão das necessidades e características dos alunos; a seleção adequada de conteúdos; a utilização de estratégias pedagógicas eficazes; a promoção do aprendizado significativo; e, a avaliação contínua do processo educativo. A busca pela motivação, interação e participação ativa dos estudantes é essencial para alcançar resultados de ensino-aprendizagem mais efetivos. Como prática pedagógica sistematizada, surge de um relacionamento social específico e de um tempo histórico determinado. Nos diferentes contextos históricos, existiram e existem diferentes abordagens que fundamentaram e fundamentam, bem como caracterizam as ações operacionais metodológicas; analise-as.

I. É na instituição escolar tradicional que se inicia a transmissão do conhecimento como atuação didática por meio de aulas expositivas. Em uma visão existencialista, o homem é imutável, considerado como tábula rasa e receptor passivo de conhecimentos preestabelecidos e determinados pela humanidade.

II. Na instituição escolar tradicional, a transmissão de conteúdo pelo professor é a ênfase do processo didático, cabendo ao aluno aprender o conteúdo. O professor, centro do processo, detém o conteúdo preestabelecido e, em uma relação horizontalizada, espera que o aluno, passivo, assimile o conteúdo.

III. O movimento da Escola Nova, aprender a aprender, surge para modificar o eixo da aprendizagem. O principal ator do processo é o aluno, e o professor é um orientador do processo de ensino. Sob uma visão essencialista, o homem está em evolução contínua e sua formação também se dá de forma constante ao longo da vida. Em um contexto histórico democrático, o conhecimento é renovado pelo entendimento de “aprender o método de aprender” para poder ter a autonomia no aprender.

IV. Na concepção de aprender a fazer, a tecnologia educacional racionaliza o aprendizado, e o contexto social pede por estratégias didáticas com o propósito da eficiência e da produtividade. O processo de ensino e aprendizado é fragmentado, assim como a atuação do professor é compartimentalizada (especialistas). O comportamento uniforme dos alunos visa objetivos operacionais como executores de tarefas, caracterizando a abordagem tecnicista.

Está correto o que se afirma apenas em