Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
            A avaliação, como elemento didático, apresenta inúmeras variações, caracterizadas ora entre o modo como é proposta na teoria e a sua caracterização na prática escolar, ora ao assumir propósitos específicos, de acordo com a abordagem de ensino. Isso decorre da intenção do ensino, uma vez que adquirir conhecimentos e desenvolver múltiplas habilidades é condição intelectual transformadora de condutas, hábitos e atitudes sociais, políticas, religiosas, culturais. Por esta razão intencional apresentada pelas diferentes abordagens é que se alteram os modos de avaliação, de forma que em cada abordagem há uma maneira peculiar de avaliar. Analise as especificidades das práticas avaliativas a seguir. 
 
I. Avaliação pela reflexão, análise e ponderações feitas em grupos com participação de professores e alunos; momento dialético de avanço para crescimento da autonomia.
 
II. Avaliação com referência em competências e habilidades pessoais avaliadas por testes objetivos.
 
III. Avaliação de saberes memorizados; ênfase no conteúdo como fim; provas escritas e orais com notas ou conceitos estáticos; vigilância severa.
 
IV. Autoavaliação; processo contínuo de avaliação pelo professor ao longo do ano.
 
Estas práticas estão, respectivamente, de acordo com as seguintes abordagens:
    I. Avaliação pela reflexão, análise e ponderações feitas em grupos com participação de professores e alunos; momento dialético de avanço para crescimento da autonomia.
II. Avaliação com referência em competências e habilidades pessoais avaliadas por testes objetivos.
III. Avaliação de saberes memorizados; ênfase no conteúdo como fim; provas escritas e orais com notas ou conceitos estáticos; vigilância severa.
IV. Autoavaliação; processo contínuo de avaliação pelo professor ao longo do ano.
Estas práticas estão, respectivamente, de acordo com as seguintes abordagens: