O paciente L. O. possui diagnóstico médico de paralisia cerebral e laudo neurológico que comprova o diagnóstico de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e síndrome de Guillain-Barré. Seu diagnostico fonoaudiológico é de apraxia de fala. De acordo com essas informações, avalie as afirmativas a seguir.
I - A paralisia cerebral refere-se a um grupo de desordens no desenvolvimento do controle motor e da postura, como resultado de uma lesão progressiva do sistema nervoso central.
II - O atraso no desenvolvimento neuropsicomotor é uma condição em que a criança não está se desenvolvendo e/ou não alcança habilidades de acordo com a sequência de estágios pré-determinados.
III - A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso por engano.
IV - Apraxia de fala é uma condição neurológica em que a pessoa é capaz de realizar voluntariamente movimentos motores se seus músculos estiverem em condições normais.
V - A apraxia foi caracterizada como uma alteração articulatória resultante de um distúrbio na capacidade de programar o posicionamento dos músculos da fala e de sequenciar os movimentos na produção intencional ou espontânea dos fonemas.
Estão CORRETAS as afirmativas