Concurso:
                 Prefeitura de Queimadas - PB
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Uma escola em Queimadas, PB, está passando por um processo de revisão de seu Projeto Político Pedagógico (PPP) para garantir que ele esteja alinhado às novas diretrizes educacionais e às demandas da comunidade escolar. Durante as discussões, surgiram dúvidas sobre a importância da participação dos diferentes atores da escola na construção do PPP. Sobre esse tema, avalie as assertivas seguintes:  
 
1. O Projeto Político Pedagógico é um documento fundamental para a identidade da escola, pois define as diretrizes pedagógicas e administrativas que orientam todas as ações escolares.
 
2. A construção do PPP deve ser um processo democrático e participativo, envolvendo toda a comunidade escolar, incluindo professores, alunos, pais e funcionários, para que reflita os valores e necessidades de todos.
 
3. O PPP deve ser revisado periodicamente, especialmente em resposta a mudanças nas políticas educacionais ou nas demandas da comunidade, garantindo sua relevância e efetividade.
 
4. A autonomia escolar, prevista na LDBEN, permite que cada escola elabore seu PPP de forma independente, sem necessidade de alinhamento com as diretrizes nacionais ou estaduais de educação.
 
5. O PPP, uma vez elaborado, deve ser rigidamente seguido pela escola, não permitindo adaptações ou mudanças ao longo do tempo, exceto em casos de força maior.
 
 
Alternativas:
    1. O Projeto Político Pedagógico é um documento fundamental para a identidade da escola, pois define as diretrizes pedagógicas e administrativas que orientam todas as ações escolares.
2. A construção do PPP deve ser um processo democrático e participativo, envolvendo toda a comunidade escolar, incluindo professores, alunos, pais e funcionários, para que reflita os valores e necessidades de todos.
3. O PPP deve ser revisado periodicamente, especialmente em resposta a mudanças nas políticas educacionais ou nas demandas da comunidade, garantindo sua relevância e efetividade.
4. A autonomia escolar, prevista na LDBEN, permite que cada escola elabore seu PPP de forma independente, sem necessidade de alinhamento com as diretrizes nacionais ou estaduais de educação.
5. O PPP, uma vez elaborado, deve ser rigidamente seguido pela escola, não permitindo adaptações ou mudanças ao longo do tempo, exceto em casos de força maior.
Alternativas:
