Considere o excerto a seguir, que traz o recorte de uma pesquisa de uma professora de Educação Física, com reflexões sobre o corpo negro na escola.

A mulher negra ainda é vista como alvo de cobiça, satisfação de prazeres e prestadora de serviços domésticos, o homem negro ainda é relacionado ao corpo forte do trabalho braçal, do biotipo ideal para determinadas práticas esportivas, bem como detentor de talento para algumas atividades artísticas e culturais. Precisamos desmistificar os estereótipos de que os negros só servem para o samba e para o futebol, as oportunidades têm de ser igualitárias para todos, principalmente o acesso à educação de qualidade. Acredito que a educação é responsável por promover ações que possam descolonizar essa forma de pensar e de ser no mundo.

Fonte: Aquino, Maria Elizabete Sobral de. O corpo negro na escola: trilhas de uma educação do sentir para pensar as relações étnico-raciais,2023, p.35. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2557. Acesso em: 28 mai.2025.

Com base nas ideias do excerto e refletindo sobre a atualização dos debates que vêm ocorrendo na Educação Física brasileira acerca do corpo, da cultura de movimento e dos aspectos étnicos-raciais, analise as afirmativas e assinale a opção correta.