Em um campus agrícola de um IF, estudantes do Ensino Médio Integrado em Agropecuária, que vivem em regime de internato e realizam atividades técnicas no campo, relatam ao professor de Educação Física sintomas como fadiga, dores nas costas e desmotivação para praticar atividades físicas nos momentos livres. Em uma roda de conversa, os estudantes também compartilham a percepção de que o corpo é visto apenas como ferramenta de produção, tanto nas aulas técnicas quanto em suas vivências familiares na agricultura. Diante dessa realidade, o professor propõe uma sequência pedagógica articulando os seguintes temas:

• A reflexão sobre o corpo como sujeito histórico e socialmente constituído.
• A análise crítica das condições do trabalho no campo e suas implicações sobre o corpo e a saúde.
• Práticas corporais que ressignificam o movimento como expressão, consciência e cuidado de si, para além da lógica produtivista.
• Integração com outras áreas do currículo, relacionando ciência, trabalho e emancipação humana.

Essa proposta se fundamenta, principalmente, em qual perspectiva pedagógica da Educação Física?