Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
Em suas aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado de um IF, a professora Jaqueline propôs aos estudantes uma análise comparativa entre vídeos de aulas de ginástica funcional em academias, apresentações de ginástica rítmica de alto rendimento e registros históricos sobre a ginástica no século XIX. A atividade foi mediada pela leitura comentada de excertos do livro “A Imagem da Educação do Corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX”, de Carmen Lúcia Soares (1998). A intenção era evidenciar como a racionalidade técnica, positivista e disciplinadora ainda estrutura determinadas práticas corporais contemporâneas. Com base nesse contexto pedagógico e nas reflexões teóricas de Soares (1998), analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A ginástica do século XIX contribuiu para a construção de um modelo corporal burguês, marcado pela utilidade, sobriedade e autodomínio, o que pode ser identificado hoje em práticas como a ginástica laboral, que objetiva a produtividade e a prevenção de doenças funcionais no ambiente de trabalho.
( ) A crítica aos “excessos do corpo” presentes no discurso higienista oitocentista encontra ressonância em práticas atuais como a ginástica artística, nas quais a espontaneidade e a desorganização corporal são incentivadas como sinais de liberdade expressiva.
( ) A crença na ciência como instância reguladora da vida corporal, típica do positivismo oitocentista, permanece presente em práticas como a ginástica funcional, que utiliza parâmetros biomecânicos e fisiológicos para medir e aperfeiçoar o desempenho corporal.
( ) A racionalidade moderna da ginástica oitocentista influenciou a criação de sistemas pedagógicos que compreendem o corpo como expressão simbólica e subjetiva, baseando-se em teorias fenomenológicas e críticas ao modelo mecanicista.
( ) Assim como no século XIX, práticas de ginástica contemporânea muitas vezes operam com padrões de normalização e ajustamento corporal, apagando diferenças étnico-raciais, de classe, de gênero e de capacidades, e reforçando um ideal normativo de corpo eficiente e produtivo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A ginástica do século XIX contribuiu para a construção de um modelo corporal burguês, marcado pela utilidade, sobriedade e autodomínio, o que pode ser identificado hoje em práticas como a ginástica laboral, que objetiva a produtividade e a prevenção de doenças funcionais no ambiente de trabalho.
( ) A crítica aos “excessos do corpo” presentes no discurso higienista oitocentista encontra ressonância em práticas atuais como a ginástica artística, nas quais a espontaneidade e a desorganização corporal são incentivadas como sinais de liberdade expressiva.
( ) A crença na ciência como instância reguladora da vida corporal, típica do positivismo oitocentista, permanece presente em práticas como a ginástica funcional, que utiliza parâmetros biomecânicos e fisiológicos para medir e aperfeiçoar o desempenho corporal.
( ) A racionalidade moderna da ginástica oitocentista influenciou a criação de sistemas pedagógicos que compreendem o corpo como expressão simbólica e subjetiva, baseando-se em teorias fenomenológicas e críticas ao modelo mecanicista.
( ) Assim como no século XIX, práticas de ginástica contemporânea muitas vezes operam com padrões de normalização e ajustamento corporal, apagando diferenças étnico-raciais, de classe, de gênero e de capacidades, e reforçando um ideal normativo de corpo eficiente e produtivo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: