Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
Durante a avaliação formativa de um projeto de extensão desenvolvido no IFSertão com adolescentes de comunidades vulnerabilizadas, o professor Aldo, coordenador da iniciativa, propôs uma análise crítica da prática pedagógica desenvolvida. O projeto tem como referência a Pedagogia do Esporte, incluindo seus fundamentos técnico-táticos, socioeducativos e histórico-culturais. Ao relatar suas percepções, um dos bolsistas afirmou:
“Considero que nosso trabalho contemplou adequadamente os referenciais técnico-tático e socioeducativo, uma vez que os participantes conseguiram aprender os fundamentos dos esportes e demonstraram comportamento cooperativo e respeitoso nas atividades. Quanto ao referencial histórico-cultural, entendo que sua presença é implícita, pois o simples fato de praticarem o esporte já garante o contato com sua cultura”.
Com base na fala do bolsista, nos pressupostos da Pedagogia do Esporte (2009) e no referencial histórico-cultural (Machado; Galatti; Paes,2014), analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O entendimento do bolsista sobre o referencial histórico-cultural revela uma concepção reducionista, pois esse referencial exige mediações pedagógicas conscientes para a leitura crítica do esporte como prática social e histórica.
( ) A prática esportiva por si só é suficiente para garantir a apropriação crítica e cultural do esporte pelos praticantes, especialmente em contextos de vulnerabilidade social.
( ) O comportamento cooperativo observado nos alunos pode ser um indicativo da presença do referencial socioeducativo, desde que tal comportamento esteja relacionado a objetivos formativos intencionais e não apenas à disciplina tática.
( ) O referencial técnico-tático envolve não apenas a aprendizagem de gestos e fundamentos motores, mas também a compreensão das intencionalidades e da lógica interna das modalidades esportivas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
“Considero que nosso trabalho contemplou adequadamente os referenciais técnico-tático e socioeducativo, uma vez que os participantes conseguiram aprender os fundamentos dos esportes e demonstraram comportamento cooperativo e respeitoso nas atividades. Quanto ao referencial histórico-cultural, entendo que sua presença é implícita, pois o simples fato de praticarem o esporte já garante o contato com sua cultura”.
Com base na fala do bolsista, nos pressupostos da Pedagogia do Esporte (2009) e no referencial histórico-cultural (Machado; Galatti; Paes,2014), analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O entendimento do bolsista sobre o referencial histórico-cultural revela uma concepção reducionista, pois esse referencial exige mediações pedagógicas conscientes para a leitura crítica do esporte como prática social e histórica.
( ) A prática esportiva por si só é suficiente para garantir a apropriação crítica e cultural do esporte pelos praticantes, especialmente em contextos de vulnerabilidade social.
( ) O comportamento cooperativo observado nos alunos pode ser um indicativo da presença do referencial socioeducativo, desde que tal comportamento esteja relacionado a objetivos formativos intencionais e não apenas à disciplina tática.
( ) O referencial técnico-tático envolve não apenas a aprendizagem de gestos e fundamentos motores, mas também a compreensão das intencionalidades e da lógica interna das modalidades esportivas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: