O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é uma construção coletiva que expressa a identidade da escola e orienta sua ação pedagógica. No entanto, seu desenvolvimento muitas vezes oscila entre práticas tecnocráticas, imposições externas e propostas emancipatórias. O papel do Supervisor Pedagógico, nesse contexto, é articular processos que assegurem participação, análise crítica e coerência pedagógica.
Analise as assertivas a seguir:

I. Utilizar modelos consagrados de PPP de outras unidades escolares como referência pode ser uma prática produtiva, desde que haja reelaboração crítica e adaptação às especificidades locais.
II. Centralizar a definição dos eixos do PPP na equipe gestora, mesmo com posterior divulgação à comunidade, caracteriza uma forma legítima de condução democrática.
III. Priorizar indicadores estatísticos de fluxo e rendimento como base para o PPP fortalece o alinhamento da escola às metas institucionais e garante a qualidade pedagógica.
IV. Promover oficinas pedagógicas voltadas à escuta ativa e à análise crítica da prática docente pode contribuir para que o PPP se torne um instrumento vivo e articulado à realidade escolar.

Assinale a alternativa correta:
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