Concurso:
Prefeitura de Indaiatuba - SP
Disciplina:
Pedagogia
Durante uma formação continuada sobre fundamentos da educação, os profissionais de uma rede pública de ensino discutem a importância de compreender e articular diferentes teorias pedagógicas para aprimorar o planejamento e a intencionalidade do ato educativo. Diante disso, foram apresentadas reflexões sobre os fundamentos e tensões entre as pedagogias modernas e as propostas contemporâneas. Com base nas concepções pedagógicas, analise as afirmativas a seguir.
I. As teorias pedagógicas modernas, como a pedagogia tradicional e a renovada, têm como fundamento o papel central da razão, da ciência e da formação universal do ser humano, ainda que sejam críticas à fragmentação dos saberes.
II. Correntes pedagógicas influenciadas pelo pensamento pós-moderno rejeitam princípios universais da formação humana, defendendo que o conhecimento escolar deve priorizar experiências subjetivas e culturais particulares, excluindo mediações teóricas ou cognitivas.
III. A pedagogia crítica contemporânea, mesmo dialogando com as críticas pós-modernas, sustenta a importância da racionalidade crítica, da intencionalidade do ato educativo e da mediação dos saberes sistematizados como base da formação emancipadora.
IV. A perspectiva pedagógica influenciada pelo pensamento pós-moderno, ao recusar metanarrativas e totalidades explicativas, tende a relativizar o papel da escola como espaço de socialização dos saberes científicos, priorizando experiências afetivas e subjetivas como referência curricular.
Está correto o que se afirma em
I. As teorias pedagógicas modernas, como a pedagogia tradicional e a renovada, têm como fundamento o papel central da razão, da ciência e da formação universal do ser humano, ainda que sejam críticas à fragmentação dos saberes.
II. Correntes pedagógicas influenciadas pelo pensamento pós-moderno rejeitam princípios universais da formação humana, defendendo que o conhecimento escolar deve priorizar experiências subjetivas e culturais particulares, excluindo mediações teóricas ou cognitivas.
III. A pedagogia crítica contemporânea, mesmo dialogando com as críticas pós-modernas, sustenta a importância da racionalidade crítica, da intencionalidade do ato educativo e da mediação dos saberes sistematizados como base da formação emancipadora.
IV. A perspectiva pedagógica influenciada pelo pensamento pós-moderno, ao recusar metanarrativas e totalidades explicativas, tende a relativizar o papel da escola como espaço de socialização dos saberes científicos, priorizando experiências afetivas e subjetivas como referência curricular.
Está correto o que se afirma em