Francisco Imbernón argumenta que a profissionalização docente requer a superação de uma cultura de trabalho isolado e a construção de uma identidade profissional coletiva. Nesse contexto, o autor discute o papel da escola como unidade básica de formação. A respeito dessa ideia, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A escola deve ser o epicentro da formação continuada, transformando-se de um local de aplicação de conhecimentos produzidos externamente para um espaço de reflexão, pesquisa e produção de saber pedagógico a partir da própria prática.

(__)A formação em serviço centrada na escola pressupõe a existência de um projeto educativo compartilhado, que sirva como referencial para a identificação das necessidades formativas do grupo e para a orientação das ações de desenvolvimento profissional.

(__)O modelo de formação centrado na escola valoriza o professor como um técnico executor, cuja principal tarefa é implementar com fidelidade os programas e currículos definidos pelas instâncias superiores do sistema de ensino.

(__)A eficácia da formação na escola depende da criação de tempos e espaços institucionais para o trabalho coletivo, como reuniões pedagógicas sistemáticas, grupos de estudo e projetos de pesquisa-ação, que permitam a socialização de experiências e a construção conjunta de soluções.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.