Ilma Passos Alencastro Veiga, em O Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível, apresenta uma reflexão crítica sobre a natureza, os fundamentos e os desafios que envolvem a elaboração e a efetivação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) no contexto escolar. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):

(__)Para a autora, o PPP não deve ser reduzido a um documento burocrático, elaborado apenas para atender a exigências legais ou administrativas. Pelo contrário, ele deve configurar-se como um instrumento de gestão democrática, orientador das práticas pedagógicas e administrativas, construído coletivamente pelos sujeitos que compõem a comunidade escolar.

(__)A elaboração coletiva, destacada por Veiga, é um elemento estruturante do PPP. A participação efetiva de professores, gestores, alunos, funcionários e famílias garante que o projeto represente a pluralidade de vozes da comunidade escolar. Para a autora, essa dimensão participativa é um princípio formal, para além da própria essência do caráter democrático do PPP, fortalecendo o sentimento de pertencimento e corresponsabilidade.

(__)Diante de políticas educacionais centralizadoras e de práticas que reforçam a padronização e o controle, o PPP pode ser compreendido como uma possibilidade de afirmação da identidade da escola, de valorização de sua especificidade cultural e social, e de defesa de uma educação comprometida com a transformação social.

A sequência CORRETA é: